Massagens para o bem-estar

2644

Para quem quer encarar a massagem de uma forma mais séria, pode escolher entre técnicas milenares do oriente ou do ocidente. Aqui fica a descrição de algumas que, ao longo dos anos, têm feito as delícias de muitos corpos cansados.

Todas nós já sentimos o prazer de uma massagem, mesmo quando dada por mãos inexperientes. Um pescoço tenso ou um cansaço nas pernas, passam como que por magia, se massajados. As técnicas são inúmeras e todas temos a nossa própria maneira de aliviar a tensão através do toque das mãos.

Para quem quer encarar a massagem de uma forma mais séria, pode escolher entre técnicas milenares do oriente ou do ocidente. Aqui fica a descrição de algumas que, ao longo dos anos, têm feito as delícias de muitos corpos cansados.

O shiatsu é uma técnica oriental que se baseia numa série de pressões realizadas com as palmas das mãos e os dedos, sobre alguns pontos concretos, em sessões que duram entre 40 a 60 minutos. Desta forma, a energia corporal liberta-se e assim é restituído o equilíbrio. Este tipo de massagem está aconselhado para tensões nervosas como as dores de cabeça e a rigidez de ombros, a dor ciática e insónias. Também se obtêm bons resultados nas dores menstruais, cãibras nas pernas, indigestão, hemorróidas, obstipação e problemas respiratórios.

A Reflexoterapia tem como base para a sua actuação o pé humano. Através de um processo de estimulação, que permite uma auto-regulação dos orgãos doentes, bastam poucas sessões para os efeitos serem obtidos.

A digitopunctura consiste em pressionar apenas com os dedos os pontos de acupunctura ou os pontos dolorosos. As pressões podem alterar-se com movimentos circulares do dedo polegar sobre o ponto dorido com um movimento no sentido dos ponteiros do relógio. Uma grande vantagem deste método é que permite a auto-massagem, bastando para tal conhecer os pontos adequados ao tipo de perturbação.

O método Trager, desenvolvido à cerca de 60 anos na América, tem por objectivo criar um estado de relaxamento profundo no sistema nervoso central, através de movimentos suaves e manipulações ritmadas. Desta forma, as articulações são desbloqueadas, as tensões musculares reduzidas e alcançado uma sensação de bem-estar.

Com toques básicos, de fácil aprendizagem, a massagem californiana permite transmitir, entre a quem dá e quem a recebe, uma sensação de auto-estima e segurança. Tratam-se de movimentos amplos, com gestos suaves e delicados, encadeados entre si, que podem resultar numa acção tranquilizante ou estimulante.

A quiromassagem é uma terapia baseada na constituição física do corpo humano. O seu objectivo é o de ajudar o organismo a funcionar correctamente de forma a conseguir por ele mesmo melhorar ou curar qualquer disfunção. Permite tratar problemas como a obesidade, a celulite e a má circulação passando pela tensão nervosa, obstipação e cefaleias. Também para as doenças musculares ou ósseas, este tipo de massagem é recomendado. A forma de aplicar é com pressões e percurssões, com a mão aberta ou fechada, com os nós dos dedos ou com as laterais das mãos.

A acumulação de líquidos entre as células dos tecidos originou a Drenagem Linfática, que, através de manipulações suaves, lentas e repetitivas activa a circulação da linfa e estimula o sistema imunitário.

Uma das mais agradáveis, para quem gosta de água, é a hidromassagem, realizada com jactos de água corrente sobre determinadas zonas do corpo, a uma determinada distância e com uma pressão constante. Se desejar fazer esta massagem em casa para aliviar pernas cansadas, na banheira use uma forma de jacto homogénea com a água a uma temperatura de 10 a 15º graus, iniciando pelos dedos do pé direito face externa da perna e coxa, anca, parte interna da coxa e perna, procedendo da mesma maneira para com a perna esquerda.

Depois de entrar um pouco nos segredos das massagens, um aviso. Apesar de todas termos um pouco de médicas, não arrisque a fazer uma massagem em membros que sofreram pancadas ou com distensões musculares, porque essas devem ser feitas apenas por profissionais. No entanto, nem sempre é preciso ser um perito nestas andanças para fazer alguém suspirar de prazer debaixo das suas mãos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]