Será amizade ou amor, como reconhecer e separar estes sentimentos

0
3250

De repente, você olha para ele e sente uma coisa estranha! Logo ele que é o seu melhor amigo! Não, não é possível! Ou será que sim? Será a vossa relação regida apenas por uma simples amizade ou amor?

Não aconteceu nem uma, nem duas vezes, mas sim diversas vezes por esse mundo fora. Os casos de amigos que se envolveram amorosamente ou que, simplesmente, tentaram esquecer a atração para não estragarem a amizade, são inúmeros, sem que seja necessário elaborarem-se estatísticas ou pesquisas minuciosas.

O dia a dia oferece-nos centenas de histórias de grandes amigos que se envolveram em determinado momento da sua vida: uns mantiveram o seu amor por longos anos, outros, porém, perceberam que estavam apenas a confundir sentimentos. E a si? Alguma vez lhe aconteceu semelhante situação?

O facto de haver duas pessoas de sexo oposto que são muito amigas, e que andam sempre juntas, suscita de imediato curiosidade às restantes pessoas. E, porque é que isto acontece? Simplesmente porque a sociedade de hoje em dia continua ainda a acreditar ser impossível que um homem e uma mulher andem sempre juntos sem que nada de mais íntimo se passe entre eles.

A realidade é que essa amizade pode ser regida apenas por valores relacionados somente com a amizade, mas com certeza que, em determinado momento, uma, ou mesmo ambas as partes, sentiram algo mais do que amizade ou pelo menos julgaram estar a senti-lo.

Porém, o silêncio é muitas vezes a melhor forma de tentar esquecer esse sentimento que não se compreende bem o que seja. Facilmente se passa da amizade para algo mais forte quando um homem e uma mulher são muito amigos.

A preocupação excessiva, os momentos de carinho, a mútua compreensão, a possibilidade de contar tudo àquela pessoa sem temer críticas, e o facto de conseguir ser “você mesma” faz com que deseje encontrar uma pessoa assim para si. E, sem se aperceber se o seu sentimento é de amizade ou amor, começa a colocar aquele ideal nesse grande amigo!

O tempo passado juntos ajuda também a que se crie uma intimidade com essa pessoa que não se consegue com mais ninguém. Por isso, a curiosidade inconsciente de querer algo mais, de depositar nessa imagem todos os seus sonhos, torna-se difícil de controlar a dúvida de que será amizade ou amor.

Se reparar com atenção, verá que casais de amigos próximos de si, e que nutrem entre eles uma grande amizade, já tiveram uma pequena atração um pelo outro ou chegaram mesmo a ter um caso. Esta situação é algo comum, habitual, e que pode servir ainda mais para fortalecer a relação entre eles, mas só quando ambos constatam que tudo aquilo não passou de um equívoco.

No entanto, temos que ter em atenção uma consequência do envolvimento entre dois grandes amigos: pode acontecer que após haver um envolvimento entre ambos uma das partes não seja correspondida, isto é, uma delas apaixonar-se e a outra constatar que aquilo foi um grande equívoco. Desta situação vão resultar problemas, e pode mesmo acontecer que a relação de amizade termine ali.

Daí que, às vezes, é muito perigoso duas pessoas que são muito amigas envolverem-se. Há que ter a certeza do que se sente é amizade ou amor, do que o outro sente, e não esquecer que as pessoas enquanto amigas são uma coisa mas que quando assumem um papel amoroso, seja ele qual for, podem mudar bastante o seu comportamento e personalidade.

Portanto, aconselhamo-la a ter todas as certezas quanto àquilo que possa vir a sentir por um amigo seu. Se for uma simples atração, e se ambos concordarem, podem tentar algo entre vocês, mas devem saber de antemão que nem sempre o resultado é o melhor. Por vezes, é preferível ficar em silêncio, cada um no seu canto, e com a sua vida amorosa, do que envolver-se numa relação que pode vir a estragar a vossa amizade.

Nada melhor do que falar sobre o assunto para chegar a uma conclusão, isto se notar algum sinal do outro lado. Se isto não suceder, aconselhamo-la a ficar no seu canto, e a entregar-se de corpo e alma a essa amizade sincera e que deve preservar eternamente. Não se esqueça que os amigos verdadeiros estão em extinção, e você tem muita sorte em ter Um assim!

Classificação
A sua opinião
[Total: 3 Média: 3.3]