Sugaring, um método de depilação natural

0
1761

Desde os primórdios que têm vindo a ser desenvolvidos métodos para eliminar os pêlos supérfluos, no sentido de tornar mais agradável e duradoira a depilação. Num presente pleno de tecnologia, eis que renasce o Sugaring, um método puramente natural criado pelos nossos antepassados adaptado aos dias de hoje.

Método de depilação sugaring

Durante séculos, as mulheres dependeram de uma pasta de açúcar natural para remover os pêlos não desejados. As qualidades protetoras e curativas naturais do açúcar fazem deste método o procedimento mais suave e mais seguro até hoje.

O “Body Sugaring” vem da antiga arte de epilação facial e corporal usada durante séculos pelos egípcios, removendo os pêlos não desejados pela raiz e deixando a pele livre dos mesmos durante um período de tempo razoável.

A “sugar-paste” (pasta de açúcar) adere apenas aos pêlos individualmente, sem aderir à pele. É considerada por muitos profissionais como sendo a forma mais suave e menos agressiva de depilação.

O método “sugaring” remove completamente o pêlo, inclusive a raiz do folículo. Com aplicações regulares, os pêlos de ressurgimento estarão mais suaves, débeis e escassos.

Um pouco de história

Podemos encontrar algumas das referências sobre técnicas de depilação nas antigas civilizações da Mesopotâmia, Egipto e Grécia.

Escrituras da Mesopotâmia mencionam os reis que solicitavam que as raparigas escravas fossem levadas até eles ” limpas e macias”, isto é, depiladas. Escritos egípcios descrevem como as escravas, enquanto servas do Faraó, tinham que se apresentar depiladas. Era considerado que braços e corpos peludos estavam socialmente sujos.

Durante o Império Turco (otomano), o harém era uma parte importante de ida da corte, e a depilação corporal foi considerada uma arte.

A tradição foi passada através das gerações, e as pessoas árabes ainda praticam a depilação total do corpo, especialmente antes da noite de núpcias.

Na realidade, a suavidade e a composição natural são factores muito atrativos porque preferimos evitar a utilização de substâncias químicas e toxinas nos nossos corpos, ou sobre a nossa pele, assim como também devemos ser mais responsáveis para com o ambiente. Na actualidade, tanto homens como mulheres apreciam a pele lisa, sensual, livre de pêlos, tanto como as civilizações antigas experimentaram a maravilha da segurança natural, depilação sem dor ou sujidade desnecessárias.

Além de questões sociais e higienicas, também podemos encontrar razões profissionais e/ou desportivas para a necessidade e ter o corpo livre de pêlos.

O que é o Sugaring?

Sugaring é uma arte antiga de depilação usando uma pasta flexível feita de açúcar puro e de ingredientes naturais. Esta técnica foi sendo utilizada ao longo dos séculos pelas mulheres médio-orientais, que ainda praticam este método de depilação nos dias de hoje.

As referências mais remotas ao tratamento podem ser encontradas nos antigos escritos egípcios chamados “Hieróglifos”, descrevendo como as mulheres que serviram os Faraós necessitavam estar depiladas, limpas, e com a pele suave.

Este método natural alternativo é usado há mais de mil anos, removendo o pêlo inteiro assim como o bulbo e deixando a pele macia, saudável e lisa durante várias semanas. Adaptando o natural ao funcional e à investigação de alguns laboratórios, coloca-se à disposição do mercado moderno a pasta e o strip-sugar (em bandas e fácil aplicação), fornecendo o método mais eficaz de depilação na atualidade.

Diferenças dos diversos métodos de depilação

Algumas das diferenças entre o sistema de depilação “sugaring” e a depilação por cera rápida e profissional!

Sugaring

Adere apenas ao pêlo, portanto é menos desconfortável e não agride a pele. É usada à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecida. o É completamente natural e dócil para a pele. É mais fácil de limpar com água ou composições à base de ingredientes naturais.

Cera

Tanto adere à pele como ao pêlo. É aplicada quente ou morna diretamente na pele. Contém químicos que podem ser agressivos para a pele se forem repetidamente usados. Pode ser limpa através de produtos baseados em petróleo.

As vantagens do “Sugaring”

  • “O Tratamento” (porque durante a depilação a pele é cuidada e não agredida), é confortável e é uma das formas menos dolorosas de remover pêlos não desejados da cara e do corpo, isto deve-se à pasta-sugar aderir ao pêlo e não à pele, os pêlos são puxados completamente das raízes sem contundir ou criar hematomas na área circunvizinha.
  • A remoção delicada retarda o crescimento e os pêlos de ressurgimento são mais finos, mais escassos e claros. Após um período de tempo, tratamentos regulares resultam na diminuição gradual dos pêlos.
  • O método Sugaring é particularmente apropriado para tipos de pele sensíveis; as clientes jovens e mais idosas podem ser tratadas com segurança.
  • Aqueles que sofrem de varizes e de diabetes podem ser tratados, porque a pasta sugaring é aplicada morna e removida delicadamente.
  • As células queratinizadas e mortas da pele são removidas pelo processo, deixando a pele saudável, macia e lisa e que pode melhorar as condições da pele seca, tais como a psoríase e os eczemas.
  • Os pêlos não têm que estar longos para serem removidos; os pêlos curtos podem ser tratados com sucesso, mesmo os pêlos que aparecem alguns dias depois de serem raspados com lâmina.
  • A “pasta sugar” é 100% solúvel na água, facilmente removida de qualquer superfície e causa, consequentemente, menos sujidade do que outros métodos semelhantes usados actualmente.
  • Também é inodora, evitando os cheiros desagradáveis no local de trabalho.
  • A sua composição é 100% natural, vantagem que é fundamental em relação ao meio ambiente e essencial para peles sensíveis e intolerantes.

Fatores diferenciadores deste método

Suave

Ao contrário da cera, a pasta sugar não necessita de estar quente para ser aplicada. Assim, não existe nenhum risco de queimaduras. E desde que a pasta não endureça, adere apenas ao pêlo, não à pele.

Deixa a pele macia e suave

Reduzindo a hipóteses de pontos negros e outras marcas de pele, enquanto remove células mortas de pele que podem causar pelos encravados. A “pasta-sugar” torna a pele sedosa e macia. O “sugaring” não causa sensação desagradável, contusões, cortes, inchaços ou pele seca, como quando se raspam os pêlos com lâmina.

Ambientalmente seguro

Os ingredientes da “pasta-sugar” são completamente naturais. Não são realizados testes em animais, nem subprodutos animais são utilizados na sua produção.

Natural e saudável

Os ingredientes que compõem a “pasta-sugar” são todos naturais: açúcar, água, sumo de limão, e goma-arábica, entre outros. O açúcar foi usado durante muito tempo como anti-séptico porque as bactérias não conseguem desenvolver-se nesse meio.

Remove o pêlo desde a sua raiz

Remover do folículo do pêlo com a sua raiz significa um maior tempo entre aplicações porque o processo debilita a raiz, e causa o crescimento de pêlos cada vez mais finos. E “sugaring” significa que não terá nenhum crescimento de pêlos de forma desagradável e intensa.

Hipo alergénico

Não contém nenhuma substância química. A “pasta-sugar” é hipo alergénica. Isso significa que não causa nenhuma reacção alérgica, ou irritações. Pessoas com psoriase, eczema, ou problemas circulatórios não terão nenhum problema com o uso da “pasta sugar”.

Limpeza fácil

A “pasta-sugar” é 100% solúvel na água. O uso de água morna é suficiente para conseguir uma fácil limpeza. Também existem produtos à base de ingredientes naturais para realizar a limpeza completa.

Económico

Sugaring é um sistema de depilação muito económico: apenas uma camada extremamente fina de “pasta-sugar” é necessária para cada aplicação, e as tiras de algodão são laváveis e reutilizáveis (no entanto, a sua reutilização não é aconselhável por questões higiénicas).

Perguntas e Respostas

O que é o “Sugaring”? Uso de uma técnica que é originária do Egipto. Uma pasta, composta basicamente de açúcar puro, é aplicada na superfície da pele. A pasta é então removida trazendo os pêlos juntamente com a mesma.

Como funciona o “Sugaring”? A pasta é amornada e é então aplicada uma fina camada na pele na direção do crescimento do pêlo. Uma tira de tecido (algodão) é firmemente pressionada em cima da pasta e então é puxada energicamente removendo os pêlos junto com a pasta. Este é o funcionamento básico. No entanto, ao nível profissional, a técnica tem algumas diferenças em relação à epilação com cera. Também existe a técnica manual com “Sugar Paste”, na qual não é necessário utilizar espátula nem bandas.

Em que áreas do corpo pode ser usada? Praticamente em todas as áreas, inclusive nas sobrancelhas, lábio superior, sovacos, pernas, braços, estômago, e na linha de biquini. Nos homens existe uma excepção – não se pode aplicar a técnica do “sugaring” na barba devido ao sistema de raiz do pêlo ser diferente.

Passado quanto tempo os pêlos voltam a ressurgir? Geralmente a depilação “sugaring” dura entre 4 a 6 semanas, dependendo do nível de crescimento do pêlo. O pêlo é removido pela raiz. Repetidas aplicações têm tendência a enfraquecer o pêlo, tornando ad epilação mais fácil cada vez que é realizada.

É dolorosa? Algumas pessoas sentem uma ligeira sensação de ardor comparável ao retirar de uma fita-cola da pele (sem pêlos). A pele pode ficar durante algum tempo ligeiramente avermelhada, mas isto normalmente desaparece no espaço máximo de 24 horas. O que também pode ser resolvido rapidamente com produtos próprios para acalmar e descongestionar a pele.

É segura? Sim, os ingredientes são todos naturais. O próprio açúcar tem propriedades cicatrizantes. Algumas soluções de “pasta de açúcar” também podem conter outros ingredientes tais como o ácido cítrico e a goma arábica, entre outros. O ácido cítrico é um adstringente o qual pode amaciar a pele tornando a depilação mais fácil de realizar, e a goma-arábica fornece a consistência ideal à “pasta de açúcar”, facilitando a remoção da mesma.

José Castelo Branco – Jambel

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]