Nancy Astor: a defensora dos direitos das mulheres

2607
Nancy Astor
Nancy Astor

As mulheres em cargos de poder, apesar de raras, nos nossos dias já não são tema de destaque. No entanto, em 1919, não era qualquer mulher que ascendia a cargos de poder. Nancy Astor foi a segunda em todo o mundo, e fez da sua política a defesa dos direitos das mulheres e das crianças.

Nancy Witcher Langhorne

Nasceu a 19 de Maio de 1879 na cidade de Danville, e cresceu em Richmond, no estado da Virginia, Estados Unidos da América. É considerada uma das mais importantes defensoras dos direitos das mulheres.

Filha de uma família abastada, a sua infância foi passada na pobreza, devido à Guerra Civil Americana, embora a fortuna tivesse sido recuperada quando Nancy atingiu a adolescência. De uma enorme beleza, teve vários pretendentes e o seu primeiro casamento foi com Robert Gould Shaw, de quem se divorciou em 1903. Mudou-se então para Inglaterra, em 1906, onde conheceu Waldorf Astor, um dos descendentes da família mais rica da América.

Os Astor eram de origem anglo-americana e fizeram fortuna na cidade de Nova Iorque. O primeiro antepassado da família a ir para a América era John Jacob Astor, filho de um talhante, de origem alemã, que emigrou para a América em 1763 e no ano de 1783 estava estabelecido com um negócio de peles. Aquando da sua morte, em 1848, era considerado o homem mais rico da América.

Waldorf Astor (1879-1952), nasceu em Nova Iorque a 19 de Maio de 1879. De 1910 a 1919 foi membro do Parlamento, e depois da Guerra ficou no controlo do Jornal London Sunday.

Após a retirada do marido do Parlamento, Nancy concorreu ao lugar deixado vago e foi eleita por uma larga maioria. Tornou-se a primeira mulher a ser membro da Casa dos Lordes, na Inglaterra, pelo Partido Conservador, no ano de 1919, onde se manteve até 1945, data em que se reformou.

A sua ilimitada energia levou-a a lutar pelos assuntos relacionados com as mulheres e as crianças, debatendo-se com mais força por todos os assuntos referentes aos direitos das mulheres. Implementou diversas melhorias no sistema de educação pública.A ela se deve a lei britânica que proibiu a venda de álcool nos bares, a menores de dezoito anos.

Nancy morreu no daí 2 de Maio de 1964, aos oitenta e cinco anos de idade, no castelo de Grimsthorpe, em Lincolnshire. Uma das suas frases célebres é a seguinte: “Não lutamos pela superioridade, porque sempre a tivemos; tudo o que pedimos é a igualdade“.

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 3]