O prazer de acampar, prepare-se para a aventura

3176
O prazer de acampar
O prazer de acampar

Antigamente, o campismo era associado ás classes baixas, mas hoje pode ser encarado como uma maneira luxuosa de estar na vida. Acampar começou a ser mais que uma moda…

Como preparar um acampamento

O conforto não era muito. Levava-se a tenda e instalava-se num parque de campismo, com condições nem sempre confortáveis para quem está habituado a muita mordomia. Todavia, o campismo já não é feito como era antigamente e inclusive existem mesmo vários géneros de campistas.

Dos aventureiros àqueles que fazem da sua tenda um luxo e uma casa para o ano inteiro, o prazer de acampar vai muito além, infelizmente, do prazer de desfrutar a natureza.

Onde Acampar

O campismo é uma prática que se enquadra nos prazeres de jovens e daqueles menos jovens. Actualmente, e na altura do Verão, mais propriamente em Agosto, acampar num parque para este efeito pode ter um preço razoável ou um menos em conta. Aos preços cobrados num Parque de Campismo está ligada a sua localização, as condições do parque e a questão turística, que faz afluir muitos indivíduos àquela zona.

Parques de campismo

Parques situados em zonas turísticas, como é o caso do Algarve, cobram muito mais por tenda e por pessoa, caso não saiba tem que pagar por cada pessoa e pela tenda, do que um parque localizado no Norte e sem grandes afluências turísticas. Se é uma daquelas pessoas que gosta de andar de sítio para sítio, sem permanecer muito tempo na mesma zona, então deverá ter em atenção ao material a transportar consigo.

Esta é a principal essência dos campistas, e o instrumento que lhe confere lazer: a tenda e os acessórios indispensáveis.

Portanto, e se gosta de andar sistematicamente de um local para o outro, não esqueça a mochila e a tenda, que quanto mais pequena for menos trabalho lhe dará, os utensílios para se alimentar (colheres, facas, garfos, etc), o saco cama, um cantil, e se fizer muita questão pode também levar um candeeiro e um fogão a gás, ainda que estes últimos sejam opcionais.

Para os que gostam de passar uma ou duas semanas num parque de campismo, logicamente que os adereços e os acessórios são mais exigentes e completos. Uma tenda para cerca de 4 pessoas é o usual, mais uma mesa e cadeiras para fazer as refeições, pratos, copos e todos os talheres necessários para a confecção e o consumo da refeição, o saco cama, um cobertor ou mais, caso comece o tempo a fazer das suas, e um fogão e arca frigorífica para manter frescas as bebidas ou outras coisas que precisem de frio.

Uns preferem dormir e partir no dia seguinte, outros permanecem umas semanas, e há ainda aqueles que deixam as suas tendas um ano inteiro no parque de campismo.

Este já é um tipo de campismo muito mais luxuoso, porque todos os acessórios em volta e no interior da tenda estão repletos de verdadeiras comodidades. É habitual levarem as cadeiras e mesas que, costumamos ver nos jardins ou à beira das piscinas, a rede de plástico no chão, para não se levarem sujidades para dentro, camas de rede, um fogão e frigorífico doméstico, embora dos mais pequenos.

A tenda de campismo

A tenda é familiar e grande no seu interior, e contém toda a comodidade que uma pessoa necessita, quase como uma segunda casa, onde se encontram um pouco de todos os utensílios e acessórios de uma casa normal.

Agora meta mãos à obra e às compras, e decida qual o seu tipo de campismo preferido e aquele com o qual se adapta melhor. Caso já seja um campista, não se esqueça nunca de levar estes utensílios e de respeitar as regras do campismo. Essencial é amar a natureza, por isso não a destrua e conserve-a sempre, e em qualquer ocasião.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]