Sonhei com África de Kuki Gallman da Publicações Europa América
Sonhei com África
Este livro alcança agora os escaparates das livrarias com um enorme sucesso, devido á adaptação feita para cinema com o título África dos meus sonhos.
O relato de uma mulher que sempre sonhou com África e que acaba por se apaixonar por esse país ainda selvagem e cheio de contradições é a história que perpassa as páginas do livro.
Kuki Gallman , nascida em Veneza, descobre um dia, ainda criança, que ama África apesar de nunca ali ter estado. Após um primeiro casamento que não resulta, acaba por se ir instalar no rancho de Ol Ari Nyiro, onde vai recomeçar a vida com o seu novo companheiro Paolo e o filho do primeiro casamento, Emanuele.
Para além das descrições da vida selvagem, das paisagens belíssimas e dos costumes dos nativos, o livro descreve acima de tudo a experiência de uma mulher que, no espaço de poucos meses viu desaparecer tanto o marido como o filho, ambos mortos em acidentes nessa África tão amada.
Suportar a dor e usá-la em benefício próprio é a grande lição que fica deste livro, onde Kuki descreve a forma como decidiu transformar a sua herdade num retiro de vida selvagem, num local de esperança para as gerações vindouras e num refugio para as espécies ameaçadas pela estupidez do homem, como forma de honrar a memória dos entes perdidos.
Por todo o livro perpassa uma tristeza de quem se vê afastada do que mais ama, ao mesmo tempo que luta para não cair no desespero que essa situação envolve. Amor, carinho e muita força de vontade irradiam de cada página deste belo livro, que segundo as críticas cinematográficas, não conseguiu ser secundado pela adaptação em filme.
A não perder mesmo, esta história ímpar e tão diferente nos nossos dias, trazida até nós pela editora Europa América.