Responde-me, de Susanna Tamaro

2071
Responde-me, de Susanna Tamaro
Responde-me, de Susanna Tamaro

Lançado pela Editorial Presença, este Responde-m’ de Susanna Tamaro é o retrato fiel da escrita a que esta italiana nos tem vindo a habituar. Após o enorme êxito que o seu ‘Vai aonde te leva o coração’ protagonizou entre os portugueses, este livro, muito ao género do anterior, contém três histórias dramáticas que se encaixam perfeitamente na nossa realidade.

Responde-me

Um título sugestivo e que leva o leitor a questionar acerca da matéria que constitui o livro. Tratam-se de três histórias que focam o lado humano do nosso quotidiano, estórias de amargura que o passado não esquece e que o presente relembra a cada instante. Personagens fictícias, mas que podiam ser o espelho azedo e repugnante daquilo que cerca qualquer um.

Encontramos no livro de tudo um pouco: crianças ‘abandonadas’ e que nunca conheceram o sabor do amor, adolescentes irreverentes perdidas na escuridão do vazio, mulheres amarguradas pelo destino vil que lhes foi traçado. Em ‘Responde-me’ as repostas estão lá, camufladas, outras vezes cruelmente definidas, mas sempre adormecidas numa escrita fascinante, daquelas às que muito dificilmente o leitor conseguirá resistir.

Ao longo do livro encontramo-nos perante uma viagem ao passado de seres humanos que a vida não perfumou com a estrela da sorte, relatos de momentos dramáticos e situações nas quais os protagonistas foram alvo do lado repugnante que, em tantos instantes, tentaram apagar sem sucesso. Susanna Tamaro conseguiu, uma vez mais, entrar no ventre das suas personagens e soltar para o exterior todas as emoções e sentimentos que as caracterizaram.

Este livro está escrito muito ao género de ‘Vai aonde te leva o coração’, repleto de momentos de profundo humanismo, situações de um desenlace extremamente sensível e de histórias que, embora partam de pressupostos diferentes, acabam por ter todas elas uma ligação especial entre si. Sem qualquer pudor ou receio de denúncia cruel de um lado tão peculiar como é o íntimo de cada ser, Susanna Tamaro leva até aos seus leitores a exactidão de um rasgar de instantes.

‘Responde-me’, um livro de Susanna Tamaro lançado pela Editorial Presença. Este é um livro de cerca 170 páginas de pura embriaguez e sedução para os olhos do leitor!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]