Problemas de Comportamento, Aprendizagem e Ensinagem de João A. Lopes

1470
Problemas de Comportamento, Aprendizagem e Ensinagem
Problemas de Comportamento, Aprendizagem e Ensinagem

Problemas de Comportamento, Aprendizagem e Ensinagem de João A. Lopes da Editora Quarteto

Problemas de Comportamento, Aprendizagem e Ensinagem

Da Editora Quarteto, este livro é um balanço de duas décadas de experiência a lidar com diversas formas de comportamento e aprendizagem. Um livro de João A. Lopes.

A ideia do livro de João A. Lopes é simples: sendo certo que há alunos que apresentam problemas de aprendizagem e/ou de comportamento, é ainda mais certo que de nada vale aos professores esperarem que alguém lhes resolva o problema.

Assim, terão que ser eles mesmos a inibir a instauração de um clima de indisciplina, através de competências de organização e gestão da sala de aula.

A primeira parte do livro é dedicada à ‘caracterização dos problemas de aprendizagem e de comportamento’, e a segunda à ‘organização e gestão da sala de aula’. Problemas de Comportamento, Problemas de Aprendizagem e Problemas de ‘Ensinagem’ é um livro que constitui um balanço de duas décadas de lidar com problemas de comportamento e de aprendizagem em contexto de sala de aula.

As problemáticas que envolvem os alunos não deixam ninguém indiferente, já que sendo-se aluno ou professor, ou mero parente de alguém que frequenta uma escola, fica-se sempre interessado e afectado com as situações que ocorrem na escola.

O autor afirma também que os media são um megafone importante do mito da violência e agressividade nas escolas, mas a verdade é que as salas de aula são dos locais mais seguros que se possa imaginar- ainda segundo a ideia de João A. Lopes.

Um livro que vem desmistificar algumas ideias que à partida estacam preconcebidas, mas que pode trazer também um universo surpreendente a todos os que estão envolvidos no meio escolar. O livro pode servir para professores, alunos, ou simples interessados, se documentarem um pouco mais sobre a realidade escolar do nosso país.

João A. Lopes é professor no Departamento de Psicologia da Universidade do Minho. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança, é também doutorado em Psicologia da Educação.

Desde sempre a estudar os problemas de comportamento e aprendizagem nas salas de aula, já coordenou e orientou inúmeros projectos nesta área. É coordenador dos Mestrados em Psicologia da Educação Especial e em Formação Psicológica de Professores.

Um livro que abre os caminhos de visão a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, estão relacionados com a prática escolar.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]