Prevenção das Toxicomanias de Alain Morel

745
Prevenção das Toxicomanias
Prevenção das Toxicomanias

Prevenção das Toxicomanias de Alain Morel, Michel Boulanger, François Hervé e Gérard Tonnelet da Climepsi Editores

Prevenção das Toxicomanias

‘Prevenção das Toxicomanias’ é um livro da Climepsi Editores, assinado por vários autores, abordando o tema das substâncias psicoactivas.

A prevenção dos abusos de substâncias psicoactivas é desde há décadas apresentada como uma prioridade política. Aliás, o próprio tema tem motivado campanhas públicas de informação e um grande número de acções preventivas. Assim, o consumo de drogas legais, e mesmo as não legais, tem estado no centro de diversas discussões.

Na realidade este tema é tão abordado que chega a haver uma tremenda confusão da realidade em torno do tema. Das drogas lícitas, ou ilícitas, até ao seu consumo, muito se tem citado face a este ‘mundo’, mas a verdade é que as formas de prevenção não parecem ser as melhores actualmente.

Para encontrar um caminho mais eficaz para a prevenção, partindo do princípio que se compreende esta realidade, diversos autores se reuniram neste livro para abordarem o assunto de uma outra forma, oferecendo novos métodos preventivos. Alain Morel, Michel Boulanger, François Hervé e Gérard Tonnelet, são os mentores deste ‘Prevenção das Toxicomanias’.

Sintetizando, o livro pretende encontrar o melhor caminho para a prevenção. Assim, questiona ‘os fundamentos éticos de uma acção que visa impedir ou controlar os comportamentos dos indivíduos para alterar os seus próprios estados de consciência, e ao mesmo tempo analisar os diversos modelos e métodos de intervenção’.

‘Esta síntese original permite lançar as bases de uma abordagem transdisciplinar, que integra nomeadamente a dimensão social, muitas vezes reduzida em proveito dos aspectos psicopatológicos. O objectivo é pragmático: propor um guia a todos os que não se satisfazem com os lugares comuns sobre a droga e a toxicomania e que desejem implicar-se seriamente na prevenção- profissionais ou simples cidadãos- a fim de reflectir e agir sem repetir erros de um passado ainda presente, mas apoiando-se em abordagens mais inovadoras’.

Um livro da Climepsi Editores que pretende chamar a atenção, uma vez mais, para a prevenção do mundo das toxicomanias.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]