Para um sentido de coerência na criança de João Pedro Gomes

1186
Para um sentido de coerência na criança
Para um sentido de coerência na criança

Para um sentido de coerência na criança é uma obra do mais conceituado pediatra português, João Pedro Gomes. Fruto de anos de investigação, esta obra percursora apresenta uma nova abordagem e um novo e urgente sentir da criança, propondo estratégias de prevenção e de intervenção adequadas aos períodos sensíveis da criança e da família, durante os quais se constrói o sentido da vida.

Para um sentido de coerência na criança

Com este fim, Gomes-Pedro estabelece três momentos basilares:

  • o traçar das prioridades estruturais que alicerçam a coerência na criança – o afecto, a identidade, a resiliência e a paz.
  • os assaltos a esta paz – determinantes da adversidade feitos stress, violência, institucionalização.
  • os caminhos de esperança – uma nova dimensão educacional capaz de congregar estratégias da construção dum senso moral na criança e, nele, o seu sentido de coerência.

Uma obra essencial para pais, familiares e profissionais desta área compreenderem os períodos fulcrais da evolução da criança.

Em Portugal, o professor Gomes-Pedro está para a Pediatria como o Professor António Damásio está para a neurobiologia.

Recorda-se ainda que o mais conceituado pediatra português e um dos mais conceituados a nível internacional, é o principal divulgador do método Brazelton (maior pediatra a nível mundial) no nosso país.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]