Os mutantes de Kate Thompson

743
Os Mutantes
Os Mutantes

De Kate Thompson Autora de vários títulos de literatura infanto-juvenil e nomeada, com este livro – Os mutantes, para o Smartles Book Award de 1998, devido ao enorme impacte causado nas livrarias e nos seus leitores, é mais um título da Editorial Presença.

Os mutantes

Tess tem um segredo que a afasta dos comuns adolescentes. É mutante. Pode mudar de forma e tomar a aparência de qualquer animal sempre que queira. Nem aos pais Tess revela as suas extraordinárias capacidades. Amigos também não tem, pois a sua família é quase nómada, devido ao trabalho do pai, e as consecutivas mudanças em território irlandês ajudam Tess a proteger o seu segredo.

Quando se instalam em Dublin, Tess tem 13 anos e já é mestre na arte de dominar as suas transformações e em escapar de possíveis situações de perigo. Só não consegue escapar de Kevin, um jovem que insiste, persistentemente, em encontrar-se com ela na paragem de autocarro.

Mais velho e experiente, apesar dos seus apenas 14 anos, Kevin revela-se e Tess, espantada, descobre que, tal como ela, também ele é um mutante e que precisa da sua ajuda na luta contra a causa das inusitadas tempestades de neve e gelo em pleno mês de Setembro.

A sua odisseia no mundo animal, em direcção Árctico, leva-os a conhecer Lizzie, uma excêntrica e solitária velhinha, que também, em tempos idos, possuía a capacidade de se transformar em qualquer animal. Mas os seus tempos de mutação animal acabaram e os jovens descobrem que um mutante tem de escolher a sua forma, definitiva, humana ou animal, no seu 15° aniversário.

A urgência instala-se e o tempo é limitado, pois Kevin está prestes a fazer anos, mais exactamente 15. Lizzie explica-lhes o motivo daquelas estranhas tempestades fora de época: a perfuração nas plataformas petrolíferas acordou uns seres monstruosos do seu sono milenar, os Krools, que da sua hibernação intemporal no gelo passaram a devastar tudo no seu caminho.

À medida que avançam para Sul, arrastam o mau tempo, o gelo e a neve com eles. Até mesmo as forças das Nações Unidas estão em busca de pessoas desaparecidas no Árctico e da causa destes problemas climatéricos, mas sem sucesso algum.

Os dois jovens partem para o Norte, motivados pela história de Lizzie, mudando de forma em forma, até que se encontram em confronto directo com os Krools, mas será que os conseguem derrotar antes do 15° aniversário de Kevin?

Kate Thompson

Nasceu em 1956 e é natural de Yorkshire, em Inglaterra. Sendo uma viajante nata, percorreu os quatro cantos do mundo e assimilou muitos aspectos das diferentes culturas no meio das quais viveu, desde a filosofia de Ghandi, aquando da sua passagem pela Índia, até ao trabalho com cavalos de corrida levado a cabo nos Estados Unidos.

Autora de vários títulos de literatura infanto-juvenil e nomeada, com este livro, para o Smartles Book Award de 1998, devido ao enorme impacte causado nas livrarias e nos seus leitores, actualmente vive na Irlanda, onde se dedica por inteiro à escrita.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]