O sentimento de si de António Damásio

1418
O sentimento de si de António Damásio
O sentimento de si de António Damásio

Do autor de “O Erro de Descartes”, O sentimento de si, descreve o corpo, as emoções e a neurobiologia da consciência como são encaradas nos nossos dias.

António Damásio é um afamado neurologista que se tem debruçado sobre os problemas e temas do cérebro humano, e mostra, no livro, como a consciência é a base de uma vida examinada.

O sentimento de si

Apresenta a consciência como a metáfora do nascimento, do penetrar na luz, o tema do livro, ao mesmo tempo que é feita uma análise do cérebro humano, da tomada de consciência do eu.

Um tratado acerca da consciência de cada um e que rege a vida de cada pessoa porque “a consciência amplifica o impacto destes sentimentos na mente dos personagens em cena, e que nos permite a tudo conhecer”.

Durante os vários capítulos, António Damásio faz uma abordagem dos sentimentos e das emoções, dos comportamentos, da linguagem e da procura de si mesmo, tocando a biologia e a neurologia, com exemplos que tornam a leitura ainda mais cativante.

Longe de ser apenas mais um livro técnico, e o que torna este livro tão interessante, é que o autor leva quem lê a entrar no mundo sempre obscuro da mente humana, mas de uma forma tão simplificada que, a certo ponto, mais parece estarmos a ler um livro de ficção científica do que uma explicação do que em todos nós funciona, melhor ou pior.

Galardoado com o primeiro prémio de escrita científica, pela Science et Vie, a Europa América publica agora a 3ª edição em língua portuguesa, após a publicação em 1999 nos Estados Unidos da América e já recebeu propostas de tradução para 17 línguas.

É a segunda obra de António Damásio e já alcançou o título de êxito internacional, acompanhando o título que o celebrizou “O Erro de Descartes”, traduzido para 21 línguas.

A trabalhar em Iowa City desde 1976, uma cidade quase unicamente de universitários e de universidades, António Damásio, de 56 anos de idade, dá largas ao seu prazer de trabalhar com o mais complexo de todos os computadores do mundo: o cérebro.

Actualmente é cotado como um dos mais importantes neurologistas, a par com a sua mulher Hanna, no departamento de Neurologia dos Hospitais Universitários.

Futuramente está prevista a criação do Instituto de Doenças Neurológicas, com a direcção já entregue a António Damásio.

A ler, por entendidos e por quem quer entender a maravilhosa máquina cerebral e melhor perceber-se a si mesmo e às suas emoções.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]