O Bailarino de Colum McCann

831
O bailarino
O bailarino

A Editorial Bizâncio acaba de publicar mais uma grande obra, O Bailarino de Colum McCann é um magnífico romance dedicado pelo autor a essa grande, universal e incontornável figura do mundo do espectáculo, Rudolf Nureyev. Um artista eternamente admirado por milhões de pessoas, pela sua magia sensual e esplendorosa irradiada ao dançar.

O Bailarino

Um camponês russo que se tornou numa lenda internacional, um exilado da Guerra Fria que inspirou a adoração de milhões, um artista cujo nome era sinónimo de génio, sexo e excesso. A magnificência da vida e do trabalho de Rudolf Nureyev é conhecida, mas agora Colum McCann, no seu mais ambicioso e ousado romance até à data, reinventa esta figura fortemente erótica através da luz que ele espalhou nas vidas daqueles que o conheceram.

Atravessando quatro décadas e muitos mundos, desde os horrores de Estalinegrado ao feroz abandono na garrida Nova Iorque dos anos 80, O Bailarino é povoado por um grande número de personagens, obscuras e famosas, reais e imaginadas: Anna Vasileva, a primeira professora de ballet de Rudi; Victor, o gabarolas venezuelano, que lhe revela o sinistro círculo de celebridades homossexuais; Margot Fonteyn e John Lennon; sapateiros, enfermeiros e leiloeiros da Sotheby.

E no coração, o artista: cheio de vontade, lascivo, sensual, ambicioso e guiado por uma nunca satisfeita necessidade de perfeição.

Escrevendo de uma forma absorvente, Colum McCann evoca o homem e reflete sobre o mito. O resultado é uma monumental história de amor, arte e exílio.

McCann escreve como se disso dependesse o destino do mundo. Não nos preocupemos, o mundo está salvo: O Bailarino é uma obra-prlma.

Aleksander Hemon, autor de A Questão de Bruno

O Bailarino tem a respiração de um grande romance russo, único modo de contar a vida de Nureyev.

Frank McCourt

Colum McCann nasceu em 1965. Conquistou o Rooney Prize da Literatura Irlandesa e foi nomeado para o Prémio de Ficção do Irish Times, bem como para o Prémio Impac. Foi recentemente galardoado com o troféu em Memória da Princesa Grace. Tem viajado por diversas partes do mundo e reside actualmente em Nova Iorque, com a sua mulher e os dois filhos jovens.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]