Manuela de Philippe Labro

1000
Manuela de Philippe Labro
Manuela de Philippe Labro

Um romance de Philippe Labro que dá a conhecer, na primeira pessoa MAanuela, uma jovem de 17 anos. Interrogações, pensamentos e sonhos são os traços deste romance da Editorial Presença.

Manuela

Este é um romance interessante e agradável de ser lido, escrito por Philippe Labro, jornalista, cineasta, escritor e letrista. Philippe Labro foi apresentador do telejornal da Antenne 2, tendo estado ligado não só às câmaras como também a inúmeras publicações mensais.

A sua assinatura já esteve no centro de publicações estatísticas e autobiográficas, mas agora Philippe Labro quis ir mais além e escrever sobre este universo tão peculiar que é o mundo das mulheres. O livro ‘Manuella’ é o exemplo perfeito da forma com que Labro conseguiu penetrar tão intensamente na complexidade deste mundo.

Manuela é a história de uma jovem de 17 anos. Como quase todas as jovens da sua idade, Manuella vive constantemente na dúvida temporal do presente e do futuro, em busca de algo que lhe dê estabilidade, confrontando-se com dúvidas e interrogações. O relato na primeira pessoa é tão intenso que, por momentos, o leitor pode pensar que se trata de facto de um discurso escrito por uma mulher.

A profunda subtileza e perfume feminista com o qual Philippe Labro escreve é surpreendente, e é exactamente aqui que reside todo o valor deste livro da Editorial Presença. O conto centra-se numa jovem na transição da fase da adolescência para a fase adulta, envolvida num misto de questões relativamente ao futuro.

Perto da realização dos exames finais do secundário, Manuella julga-se falhada em relação aos mesmos, assim como tem uma ideia de si como alguém pouco interessante para a qual os rapazes não olham. Sentindo-se excluída nas estatísticas de raparigas que já tiveram a sua primeira experiência sexual, Manuella vive a sua vida num autêntico reboliço de pensamentos, completamente apaixonada pelo romantismo e poesia da vida.

Desde a Primavera, às suas férias no Mediterrâneo, e finalizando com a sua rentrée, o leitor pode conhecer melhor a ‘menina-mulher’ que se esconde por detrás de Manuella. Uma história entrelaçada em testemunhos absolutamente adaptados à realidade, onde a palavra da mulher tem sempre um papel preponderante.

Manuela é um livro de Philippe Labro, da Editorial Presença, onde o mundo das jovens está totalmente exposto. Conheça-o melhor!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]