Manual do Assassínio Político de Pedro Garcia Rosado da Editorial Minerva
Manual do Assassínio Político
O livro ‘Manual do Assassínio Político’ conta a história de João Raimundo. Um homem detido pela Polícia Judiciária, que quatro ano depois viu anulada a sua acusação.
‘Manual do Assassínio Político’ é um livro revelador, mas também muito inquietante, que certamente vai mexer e tocar com o dedo na ferida de algumas pessoas. Contado em jeito de romance policial, a história é verídica e ocorreu na década de noventa, entre 1994-95. João Raimundo é a personagem principal do livro, numa história que foi exactamente a sua na realidade.
Em Novembro de 1994, João Raimundo foi detido pela Polícia Judiciária. Professor e Presidente do Instituto Politécnica da Guarda, o homem seria levada a tribunal nessa noite, tendo-lhe sido declarada a prisão preventiva. Toda a sociedade e os órgãos de comunicação social o deram como culpado, para quatro anos depois a acusação lhe ser anulada.
O livro ‘Manual do Assassínio Político’ conta a história deste homem que esteve preso um ano, e que protagonizou o caso que ficou rotulado pelo ‘caso da lista negra da Guarda’. É a verdade nua a crua que é esclarecida e que vem ao de cima com este livro.
Baseado em documentos oficiais e textos publicados, este ‘Manual do Assassínio Político’ é a tentativa de mostrar ao leitor os podres da política portuguesa.
Por isso, o livro é também um espelho do que as estradas camufladas da política não demonstram, principalmente nesta época de crise política e social. Não só nessa época, como também actualmente, a política, independentemente da cor ou ala partidária, está impregnada de acções e gestos menos viáveis e de situações em tudo repugnantes.
Mas, o caso de João Raimundo é apenas um caso político no meio de tantos outros, fruto de uma conspiração política.
Esta é uma história verdadeira que ofereceu muita matéria a toda a Comunicação Social, e que agitou bastante o universo partidário da altura. Contada em jeito de romance, Pedro Garcia Rosado e a Editorial Minerva conseguiram muito bem esta história verídica. O autor é natural de Lisboa, licenciado em Filologia Germânica, e exerce jornalismo profissional desde 1978.
Já com alguns livros publicados, Pedro Garcia Rosado foi redactor em ‘O Diário’, ‘O Jornal da Educação’, ‘O Jornal’ e ‘Diário de Notícias’, embora tenha vindo a colaborar para outros órgãos de comunicação social, para além de ter sido adjunto do Ministro da Educação.
‘Manual do Assassínio Político’ é a história verídica de João Raimundo, ocorrida em a partir de Novembro de 1994. A referência aos facto reais, os argumentos, as provas, ajudam o leitor a entrar em contacto com a verdade, através de mais um lançamento da Editorial Minerva.