Eu Escrevo Para Publicidade de John Paxton Sherif

1211
Eu Escrevo Para Publicidade
Eu Escrevo Para Publicidade

Eu Escrevo Para Publicidade de John Paxton Sherif da Pergaminho

Eu Escrevo Para Publicidade

Da editora Pergaminho fazendo parte da colecção “Quero ser escritor”, este novo livro “Eu Escrevo Para Publicidade” vem dar uma ajuda essencial para os mais ou menos jovens profissionais, ligados ao meio publicitário, nomeadamente na criação de textos publicitários. Uma obra onde o autor John Paxton Sheriff explana de uma forma séria e competente, todos os meandros para dominar a arte de criação da escrita publicitária.

Neste novo título da colecção Quero Ser Escritor apresenta-se um conjunto de conselhos e orientações para um tipo muito particular de escritor: o escritor de publicidade.

Apesar de a escrita publicitária ser ostensivamente um escrita comercial, e com fins comerciais, ela não é necessariamente mais fácil, simples ou automática. Escrever para vender algo pode ser dos mais difíceis exercícios de equilíbrio entre a retórica e a imaginação.

A escrita para publicidade tende a ser vista, contudo, como um exercício de criatividade pura, o que exerce uma grande atracção sobre os jovens profissionais. O que mais se poderia esperar de um cargo denominado Criativo, senão uma criação constante de exemplos acabados de originalidade persuasiva?

Neste sentido, costuma referir-se repetidamente que até Fernando Pessoa exerceu funções de copywriter (mas o seu slogan para a Coca-Cola, “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”, não conheceu grande sucesso).

Mas por trás da criatividade e da inspiração está uma grande quantidade de esforço. É fundamental adquirir e dominar uma série de competências e técnicas, até se encontrar o slogan ideal.

Com um cariz eminentemente prático e tendo sempre em vista a utilidade, esta obra torna a escrita de textos publicitários acessível a todos, desde os amadores até aos profissionais em início de carreira.

O autor aborda os aspectos mais teóricos, como a definição dos traços específicos do texto publicitário, e os aspectos mais práticos que facilitam o desempenho profissional, como truques para lidar com clientes difíceis, para melhorar uma apresentação de projecto e para organizar o seu tempo e o seu espaço.

John Paxton Sheriff foi copywriter em alguns dos maiores jornais ingleses, como o Times, o Telegraph e o Daily Mail. Também trabalhou como freelance para vários jornais regionais no sudeste de Inglaterra. Tem publicados vários romances e manuais para escritores.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]