Eu até sei Voar de Paola Mastrocola

1380
Eu até sei Voar
Eu até sei Voar

Eu até sei Voar de Paola Mastrocola da Editorial Presença

Eu até sei Voar

Romance de Paola Mastrocola, “Eu até sei Voar” é um livro da Editorial Presença, que conta a história de uma professora, Carla, que guarda um sonho, no mínimo, bizarro: fazer uma galinha voar. Professora de literatura num liceu nos arredores de Turim, a protagonista narra a história desde o primeiro dia do ano lectivo até ao culminar das aulas.

Carla é uma mulher na casa dos quarenta, tem um galinheiro com vinte e quatro galinhas que espera, um dia, a ajudem a realizar o seu sonho. No centro deste romance encontram-se problemas quotidianos com os quais a protagonista se confronta, como a passividade estéril com a qual os seus alunos a ouvem falar da perfeição literária de Montale ou da beleza poética de Dante, o que a desilude, deixando na sua voz tonalidades agridoces.

O enredo tem um discurso intenso, profundo que predomina a partir da entrada em cena de Tanni, uma aluna particularmente sensível, inteligente, de olhar curioso e alegre, com um ambiente familiar problemático. Nela, Carla revê-se na sua adolescência e só a ela revelará o seu projecto, aparentemente louco, de fazer com que as galinhas do seu galinheiro usem as asas como os outros pássaros e voem.

Deste sonho entre ambas nasce uma forte amizade, intensa, de descobertas mútuas, e de renovação da própria relação com a realidade. Um romance original, irónico, bem humorado, divertido, e inteligente. Este livro é uma divertida crónica escolar disfarçada pelo véu da fábula, que demonstra o auto retrato de uma professora frustrada mas não vencida.

Um livro da Editorial Presença, escrito por Paola Mastrocola. Escritora de peças de teatros juvenis, tem já publicadas duas colectâneas de poesia e um ensaio sobre a Literatura Italiana na Idade Média. “Eu até sei Voar” valeu-lhe o Prémio Italo Calvino de 1999, na categoria de Revelação e tornou-se o caso literário do ano no seu país natal.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]