Da colaboração à aventura de inovar de Jorge Ávila de Lima e Jaume Carbonell Sebarroja

931
Da colaboração à aventura de inovar
Da colaboração à aventura de inovar

Da colaboração à aventura de inovar de Jorge Ávila de Lima e Jaume Carbonell Sebarroja da Porto Editora

Da colaboração à aventura de inovar

Dois novos títulos acabam de ser editados pela Porto Editora no quadro da sua colecção Currículo, Políticas e Práticas: “As Culturas Colaborativas nas Escolas -estruturas, processos e conteúdos”, de Jorge Ávila de Lima, e “A Aventura de Inovar- a mudança na escola”, de Jaume Carbonell Sebarroja.

O primeiro pretende mostrar como a colaboração se concretiza (ou não), actualmente, nas nossas escolas e discutir a forma como ela poderia transformar estas instituições em locais mais aprazíveis e positivos para os professores, para os alunos e para as suas famílias.

Isto tendo em conta que, apesar de todas as transformações por que têm passado as escolas, o ensino continua a ser, essencialmente, uma actividade desenvolvida em isolamento pelos professores. Ora, no âmbito do desenvolvimento do currículo escolar, as práticas colaborativas entre os docentes podem ter um papel decisivo, sobretudo pela possibilidade de construir e desenvolver esse currículo para os alunos de uma forma contextualmente sensível e pedagogicamente consequente.

Quanto ao livro ” A A ventura de Inovar -a mudança na escola” , este reflecte a experiência do autor enquanto jornalista, professor e investigador no que ele designa como uma ” autêntica aventura” , o processo de inovar e de mudar a realidade da escola, considerando não um processo de reforma, mas sim de evolução progressiva.

” A Aventura de Inovar- a mudança na escola” – n.º 14

Autor: Jaume Carbonell Sebarroja
N.º de Páginas: 144
PVP: 10,50 EUR

” As Culturas Colaborativas nas Escolas -estruturas, processos e conteúdos” – n.º 15

Autor: Jorge Á vila de Lima
N.º de Páginas: 192
PVP: 11,50 EUR

Títulos mais recentes da Colecção Currículo, Políticas e Práticas:

– “Currículo, Práticas Pedagógicas e Identidades”, de Elisabeth Femandes de Macedo, António Flávio Barbosa Macedo -n.º 10
– “Políticas Curriculares” , de José Augusto Pacheco -n.º 11 .
– “Ideologia e Curriculo” , de Michael Apple -n.º 12
– ” A Educação Obrigatória”, de J.Gimeno Sacristán -n.º 13

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]