Helmut Newton, um dos melhores fotógrafos de moda

1911
Helmut Newton
Helmut Newton

Helmut Newton, um dos melhores fotógrafos de moda do mundo, morreu num trágico acidente de carro em Los Angeles. Tinha 83 anos.

Helmut Newton

Helmut Newton teve um passado marcante. Nasceu em Berlim, em Outubro de 1920, tendo manifestado desde muito cedo a sua obsessão pela fotografia. Durante a adolescência trabalhou com o famoso fotógrafo Yfa, em Berlim.

Na década de 1940, abriu um estúdio em Melburne e pouco tempo depois casou com a actriz June Brown, que também se tornou fotógrafa, usando o nome Alice Springs. Nos anos 60, o casal mudou-se para Monte Carlo e Helmut Newton começou a afirmar-se no mundo da moda, produzindo criativos e divertidos editoriais para as mais conceituadas revistas de moda inglesas, como a Vogue.

Mas foi no início da década de 70 que Newton encontrou a estética que o tornou tão famoso. Os seus provocantes retratos de mulheres nuas foram muitas vezes considerados escandalosos e perturbadores. Newton adorava fotografar mulheres altas, de ombros largos e longas pernas, transformando-as em deslumbrantes gigantas.

Newton mudou a fotografia de moda. As suas controversas imagens apareceram em várias publicações, desde a Vogue ao The New Yorker. O seu nome ficou associado a vários designers, em especial a Yves Saint Laurent.

“O seu mundo de imagens glamourosas era simultaneamente chocante e atraente”, declarou Tom Ford ao International Herald Tribune.

“A ideia de Tom Ford de uma mulher forte com maquilhagem, cabelo arranjado e saltos altos foi muito influenciada pela fotografia de Helmut, tal como a roupa de Saint Laurent”, afirmou Anna Wintour, editora-chefe da Vogue.
“Procurámos sempre algo provocador, surpreendente e perverso em Helmut Newton”, acrescentou Wintour.

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 4.5]