Cresce e aparece, Amy! de Kate Andrews

1078
Cresce e aparece, Amy!
Cresce e aparece, Amy!

Cresce e aparece, Amy! de Kate Andrews da Gradiva

Cresce e aparece, Amy!

No coração da Adolescência

O livro “Cresce e Aparece, Amy”, de Kate Andrews, é uma história hilariante e divertida, acerca das “maroscas” que, os jovens protagonizam na tenra idade da adolescência. Um conjunto de situações obrigam a uma amizade forçada, mas impossível… É esta a problemática desta trama, em torno de duas jovens.

A história deste livro, acontece dezenas ou centenas de vezes, em escolas portuguesas ou estrangeiras. Amizades aparentemente fortes que à mínima contradição podem ruir, quase sem se dar por isso. Basta uma contradição mais ríspida.

O centro do livro é uma escola, igual a tantas outras escolas, onde os jovens que a frequentam, estão divididos em sub-grupos. A rivalidade entre os mesmos é evidente e, acontece cada vez com mais frequência, nos dias de hoje.

A popularidade é uma exigência. Quem não é conhecido ou, não se dá com pessoas dessa posição, facilmente é ignorado pelo resto da comunidade escolar. Há que saber estar com as pessoas certas e nos locais correctos, com a devida companhia social.

Uma escola não é só aulas e estudo. Para lá destes factores cruciais e convencionais de qualquer circulo escolar, existem muitas mais directrizes que o livro revela de maneira clara e sintetizada. A roupa, a postura, o estilo pessoal, as notas e, como é óbvio, o grupo no qual a pessoa se insere, marcam a imagem de cada um.

Carrie, pertencia a um grupo e Mel, a outro. As diferenças entre ambas e os gostos pessoais de cada uma, eram nutridos de diferenças mais que evidentes. Carrie é uma pessoa determinada mas Mel, vive quase em função dos desejos da líder do seu grupo, Amy.

O problema é quando as mães de Carrie e Mel, decidem que elas devem ser grandes amigas. Até porque andam na mesma escola e, têm a amizade muito mais facilitada. Porém, esta amizade é impossível. Ambas, são de mundos diferentes, dão-se com pessoas diferentes. Uma amizade entre ambas, jamais seria permitida.

A questão neste livro, é quando se descobre que duas pessoas, até têm algo em comum e que, até podiam vir a ser amigas. Todavia, o social da escola que frequentam, não apoiaria nunca esta união entre ambas.

Por causa do que as pessoas pensam, Carrie e Mel, vêm-se obrigadas a mentir aos seus amigos, acerca da sua opinião sobre a outra. O derradeira prova, é quando Mel protege a sua pseudo-amiga, daquilo que a líder do seu grupo Amy, pretende fazer contra ela.

Uma história que podia ser verídica e, que certamente foi baseada em factos reais, sem que a sua autora, se tenha apercebido disso. Das publicações Gradíva, “Cresce e Aparece, Amy”, um livro divertido, escrito de forma descontraída, propício para os jovens adolescentes que gostam de ler.

Possivelmente esta poderá ser a história de uma qualquer rapariga, numa indeterminada escola, cujo principal objectivo é agir, de acordo com o seu grupo de amigos, vazia de qualquer vontade ou desejo pessoal. Há que crescer por nós mesmos, pois o futuro é feito por nós e não, pelos nossos amigos…

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]