As filhas e as suas mães de Aldo Naouri da Pergaminho
As filhas e as suas mães
Com base em diversos casos que lhe passaram pelas mãos, Aldo Naouri traça um quadro de vivências, especialmente entre mães e filhas, que leva o leitor a mergulhar nas histórias, encontrando em quase todas elas semelhanças com a sua própria história.
Esta é uma abordagem bastante empolgante das relações entre mães e filhas, do que é ensinado e do que é instinto materno e de como ambos se reúnem para o desenvolvimento de cada filho como pessoa e como entidade de uma sociedade que cada vez mais coloca de parte os instintos como pólos educativos.
Não se pense que este livro trata apenas de instintos. É bem mais complexo que isso, retratando ao mesmo tempo as ligações que unem mães e filhas, o que elas podem deixar de si mesmas e qual o grau de dependência de cada uma face à outra.
Ao longo do livro, são apresentadas histórias protagonizadas, ou não, pelo autor, e que relatam feitos e formas de estar na vida e de encarar a relação mãe/filho, que por vezes surpreendem e podem mesmo chocar, mas que são as formas de estar na vida que cada um constrói para si mesmo.
Aldo Naouri é um pediatra, especialista em relações intrafamiliares, que já publicou várias obras. A obra que agora a Editora Pergaminho apresenta, atingiu rapidamente o primeiro lugar na lista de livros mais vendidos e aí permaneceu por várias semanas.