Adam – O homem lá de casa de Brian Basset

1222
Adam - O homem lá de casa de Brian Basset
Adam - O homem lá de casa de Brian Basset

Ele cozinha, ele passa a ferro, ele limpa o pó… Leva os filhos à escola, muda as fraldas ao bebé, vai às compras ao supermercado e ainda tem tempo para dormir umas sestas.

Adam – o marido ideal?

Toma conta dos três filhos (duas pestes e um bebé), vai às compras todos os dias, cuida da casa, da roupa e da comida, tem um “pequeno” problema de peso e… não é uma mulher. Chama-se Adam, foi criado pelo cartonista Brian Basset e é o protagonista de uma das mais célebres coleções de banda desenhada do momento.

As mulheres adoram-no, porque ele retrata qualquer coisa muito próxima do marido ideal – apesar da barriguinha e da queda de cabelo.

Ele é uma verdadeira versão masculina da fada do lar, portanto tem sempre tudo a postos e permite que a esposa tenha uma carreira profissional gratificante e que possa voltar para casa ao fim do dia e passar tempo com os filhos e não com a cozinha, a máquina da roupa, o aspirador, etc…

Os homens chegam a invejá-lo, porque apesar do trabalho doméstico o Adam tem tempo para ver televisão, beber a sua cerveja, ir ao futebol com os amigos e treinar a equipa de baseball do filho.

O Adam também permite que os leitores masculinos avaliem da forma devida o trabalho de uma mãe, de uma dona de casa, e de uma mulher que apesar de ser as outras duas também quer ter uma carreira profissional fora de casa.

Laura é a mulher do Adam e a mãe do Clayton, da Katy e do bebé Nick. Trabalha num escritório agitado durante o dia, e à noite tem o marido e os filhos a fazer fila à porta de casa, à espera de vez para gozarem da sua atenção.

Apesar das traquinices dos rebentos – e não são poucas! – esta BD mostra-nos uma família feliz e muito, mas muito divertida. O humor de Brian Basset é-nos tão familiar como se estivéssemos habituados a tê-lo em casa. E a verdade é que temos, porque Basset não faz mais do que retratar as situações comuns da vida familiar da forma mais divertida possível.

A coleção de cartoons do Adam já vai no sexto livro – publicados pela Gradiva – e a edição tem sido regular e de grande sucesso. Esperemos que tenha continuidade e que, já agora, alguns homens decidam ser como o Adam!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]