A Rainha do inverno de Boris Akunin

1186
A Rainha do inverno de Boris Akunin
A Rainha do inverno de Boris Akunin

A Rainha do Inverno de Boris Akunin da Editorial Presença

A Rainha do Inverno

Boris Akunin é a mais recente revelação no género do policial histórico de um autor de língua russa. Tem estado a conquistar louvores da crítica, e sobretudo a adesão entusiástica de milhões de leitores à escala global, com a sua série de histórias protagonizadas pelo detective Erast Fandorin. Akunin situa o enredo deste primeiro livro na Rússia de Oitocentos, entre Moscovo e a Londres vitoriana.

A acção inicia-se em Moscovo, quando um jovem tresloucado resolve suicidar-se publicamente. Todos consideram aquela tragédia um vulgar sinal dos tempos, em que pontua uma vaga de suicídios entre os jovens niilistas.

Erast Fandorin, um detective sui generis, tem no entanto a estranha convicção de que está perante algo diferente. De descoberta em descoberta acaba por desmascarar uma organização que opera a uma escala internacional.

Akunin distingue-se por uma mestria em que a precisão histórica se associa à vivacidade da acção e à intensidade do suspense, jogando com o realismo das descrições e uma ironia extremamente actual, num ambiente digno de Dostoiévski, Gogol ou Tolstói.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]