A Marca do Anjo de Nancy Houston

1521
A Marca do Anjo
A Marca do Anjo
- pub -

A Marca do Anjo de Nancy Houston da Editorial Presença

A Marca do Anjo

Um triângulo amoroso, tendo como cenário a guerra eterna.

Um dia, Saffie, uma jovem alemã de vinte anos, chega a Paris e responde a um anúncio de jornal para criada na casa de um proeminente flautista. Loucamente apaixonado por ela, Raphael decide casar-se com a empregada apenas algumas semanas depois de a conhecer, mesmo sem a aprovação da mãe. Mas o amor apenas existe de um dos lados. Saffie vive ainda presa do seu passado e como tal não se entrega a ninguém até que conhece András, um judeu húngaro com ideias maxistas.

Daqui nasce um triângulo amoroso, que irá conseguir sobreviver a outras paixões, a outras guerras até que a loucura de um homem tome conta de tudo e acabe com o presente.

O mais forte deste conto não é a relação vivida entre estas pessoas mas sim o que nos revelam aos poucos, de um passado tenebroso, marcado pela 2ª Guerra Mundial, pelas atrocidades dos alemães contra os judeus, pelos horrores cometidos pelos invasores à Alemanha, e pela passividade e permissividade de quem viu mas resistiu a olhar uma segunda vez e a erguer as mãos para ajudar.

E o cenário de guerra e de horrores volta a repetir-se, tão infindável como o é tudo o que o homem faz. Apenas vinte anos depois do massacre dos judeus, Saffie, András e Raphael são envolvidos noutro conflito, desta feita entre a França e a Argélia, relatando as acções contra os argelinos residentes em paris, numa sucessão de factos que reavivam um passado tão recente.

- pub -

Como um dos personagens a determinada altura pensa: ‘Conhece os números, os números inauditos, inimagináveis tal como aconteceu com o seu próprio povo, é preciso imaginá-los, um por um, não se deixar arrastar pela preguiça do pensamento e falar em milhares, em dezenas e em centenas de milhar, mas deve ser sempre recordado: por cada homem, uma criança, por cada mulher uma viúva ou uma mãe em luto, por cada cabeça rebentada, um mundo extinto…’

Nancy Houston nasceu em 1953 em Albertam nos EUA, onde viveu durante vários anos, mudando-se para Paris em 1973 onde actualmente reside com o marido, também escritor e dois filhos. É autora de mais sete romances, todos eles best-sellers em França, tendo ‘A marca do anjo’ recebido em 1999 dois prémios.

‘A marca do anjo’ chega até aos leitores portugueses através da Editorial Presença.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -