A Luz Brilhante do Dia de Anita Desai

1258
A Luz Brilhante do Dia
File written by Adobe Photoshop? 5.0

A Luz Brilhante do Dia de Anita Desai da Editora Gradiva

A Luz Brilhante do Dia

Uma família indiana descobre que o passado não pode ser deixado para trás e que acaba sempre por apanhar aqueles que dele tentam fugir. Duas irmãs encontram-se passados alguns anos para o casamento de uma sobrinha, filha do irmão e recordam a infância. A mais velha é uma típica mulher hindu, que tem cuidado dos restantes membros da família, nomeadamente Baba, um irmão autista cuja única fonte de prazer é ouvir velhos discos num gramofone.

A mais nova é uma mulher casada com um diplomata e com um ponto de vista totalmente diferente do habitual das mulheres hindus.

As duas têm um imenso mar cultural a separá-las mas descobrem que afinal a sua cultura é mais forte do que qualquer outra coisa. A visita de Tara à sua casa de infância, onde vive a irmã mais velha, Bim, vai também fazer despertar ressentimentos em todos, para além da maré de recordações.

Ao mesmo tempo, pelas recordações das duas irmãs os leitores são levados a um dos Verões mais escaldantes da Índia, na altura em que decorreram guerras entre hindus e muçulmanos, em que muitas famílias foram obrigadas a deixar a capital, Deli, vítimas de uma violência que não podem controlar, provocada por bandos terroristas hindus.

Um romance rico onde as recordações do passado convivem com as tensões e ciúmes do presente num retrato algo doloroso sobre o amor fraternal que nos chega através da Editora Gradiva.

Anita Desai nasceu em 1937 na Índia, filha de pai bengalês e de mãe alemã e foi educada em Deli. Da sua obra constam alguns romances premiados, e vários livros de histórias para crianças. Actualmente reside entre os Estados Unidos da América e a Índia, é casada e tem quatro filhos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]