À espera de Ha Jin

1187
À espera de Ha Jin

À Espera de Ha Jin da Gradiva. Um homem e duas mulheres. A busca da felicidade.

À Espera

Este poderia ser, de forma muito reduzida, o tema central do livro de Ha Jin. Mas não se trata apenas disso. “À Espera” é mais do que apenas uma mera história de espera de melhores dias.

É a descrição, em forma de conto, do tempo que gastamos a procurar e a tentar alcançar o que julgamos ser felicidade, sem olhar ao que está bem perto.

Na China pós revolução, um homem casado por conveniência da família, apaixona-se por outra mulher. Numa relação de amor proibido, porque não consegue obter o divórcio da primeira mulher para casar com a mulher dos seus sonhos, uma enfermeira militar no mesmo hospital em que trabalha, vê o seu amor crescer, sem forma de o poder demonstrar em pleno.

É uma extraordinária história de amor, em que o sexo é mero terceiro plano, uma vez que o amor do casal, devido às rígidas leis chinesas, apenas pode ser platónico.

Há Jin, que com este livro recebeu os prémios National Book de 1999 e o Pen/Faulkner de 2000, traça as linhas de uma história de amor universal, simples à primeira leitura, mas muito mais complexa e profunda como a condição humana e a alma dos personagens, que acabam por se aperceber que a felicidade pode estar sempre perto e passar sempre despercebida.

Um retrato pintado de cores reais, nem negro nem vermelho, apenas um hino à natureza humana.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]