A árvore dos possíveis de Bernard Werber

852
A árvore dos possíveis de Bernard Werber
A árvore dos possíveis de Bernard Werber

Da autoria do talentoso Bernard Werber, A Árvore dos Possíveis é mais um título publicado pela Europa-América, um livro de contos onde a fantasia se mistura com a ficção, são histórias levadas ao limite do inverosímil. Bernard Werber utiliza estas suas pequenas novelas como esboços precursores dos seus grandes romances.

A árvore dos possíveis

Quando, por fim, consegui cair num sono mais profundo, sonhei com uma árvore que estendia em ritmo acelerado as suas ramagens para o céu. O seu tronco aumentava, contorcia-se e rachava, enquanto apareciam folhas, que se multiplicavam e depois caíam, dando lugar a novos rebentos.

Ao aproximarmo-nos, víamos sobre a sua casca milhares de pequenos pontos pretos que se mexiam. Não eram formigas, mas humanos. E, aproximando-nos mais, podíamos vê-los: bebés a gatinharem, depois a levantarem-se, tornando-se crianças, adultos e depois velhos. T

ambém para eles o tempo se acelerava. Cada vez mais cachos de pontos pretos jorravam na casca desta árvore gigante.

E, à medida que a árvore se estendia, o número de pontos crescia. Os humanos formavam longas filas que sulcavam as ramagens, parando por vezes quando aparecia um ramo. Avançavam até às folhas, contornavam-nas e tentavam pular para cima delas. Por vezes, a folha caía, e todos os humanos caíam com ela. Esta noite sonhei com uma árvore e, hoje de manhã, isso deu-me uma ideia.

Talvez haja ciclos na História […] Autor de O Império dos Anjos e O Último Segredo, Bernard Werber reúne em A Árvore dos Possíveis vinte contos, viagens breves e alucinantes por territórios fantásticos, onde o humano surge sob um olhar diferente.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]