A Arte do Renascimento de Gérard Legrand

845
A Arte do Renascimento
A Arte do Renascimento

A Arte do Renascimento de Gérard Legrand da Edições 70

A Arte do Renascimento

Gérard Legrand é o crítico de arte e de cinema, que assina o livro ‘A arte do Renascimento’. Iniciada na Toscânia, no século XV, rapidamente proliferou por toda a Europa. ‘A Arte do Renascimento’ é um livro lançado pelas edições 70.

O livro de Gérard Legrand fala essencialmente do movimento cultural que percorreu toda a Europa. O Renascimento, época em que desabrocharam grandes obras de arte, foi um dos períodos mais importantes para toda a Europa ao nível artístico e cultural.

O Renascimento foi uma fase de criação, afirmação, o brotar da estrutura inspiradora e sólida que deveria mais tarde consolidar a arte de toda a Europa. O Renascimento foi a época em que a Europa adormecida voltou novamente a acordar para a realização artística e cultural de um todo que apelava por novas criações e ideias.

O movimento do Renascimento nasceu na Toscânia no início do século XV, alastrando-se por todo o território italiano, até chegar a infiltrar-se ao resto da Europa. Rompendo com os valores de outros tempos, que ditaram a época da Idade Média, o Renascimento viria a concretizar a sua própria realização apoiado em valores que nada tinham a ver com a era da Idade Média.

Leonardo da Vinci ou Miguel Ângelo são dois dos artistas que marcaram a fase do Renascimento. Sociedades que renasceram da exagerada dedicação cristã em que tinham emergido, para abrirem as portas a uma época totalmente nova onde a arte ditava as regras. Sábios, pintores, escultores, poetas, eram os grandes senhores de um tempo no qual a criação artística era o grande sinal de mudança.

Colocou-se em causa, e por vezes de parte, determinados ideais católicos, tentou-se encontrar a perfeição do corpo, a beleza do corpo, a essência da estética, inseridos na arte. O Renascimento serviu de ponte para uma sociedade muito mais aberta e moderna, na qual os artistas deixaram de ser indivíduos desprezíveis para serem o motor de evolução e prestígio da sociedade. Enquanto classe criativa, os artistas gozavam agora de uma autonomia e importância invejável.

Ilustrado com diversas gravuras para complementar a informação em texto, o livro ‘A Arte do Renascimento’ é um manual amplamente histórico no qual o movimento de mudança é analisado intensamente. ‘A Arte do Renascimento’ é um livro de fácil leitura e, sem ser nada maçudo, pode ser uma importante introdução para quem queira conhecer melhor o movimento renascentista.

As edições 70 lançam ‘A Arte do Renascimento’, um livro de Gérard Legrand. Para conhecer um pouco melhor a história da Europa e, como é óbvio, o recente passado cultural do povo português esta pode ser uma interessante leitura.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]