A arte da vida de Tsering Paldron

977

De Tsering Paldron, este livro permite-lhe entrar em contato com uma das tradições espirituais mais em voga: o Budismo. Em A arte da vida, encontra as tradições milenares desta filosofia de vida.

O budismo é uma das tradições espirituais em maior expansão no mundo ocidental de hoje. Os portugueses não são alheios a esta busca interior, sendo prova disso as dezenas de livros sobre budismo editados em Portugal.

Assim, a União Budista Portuguesa convidou a monja Tsering Paldron, autora deste livro, a realizar conferências e seminários de introdução ao budismo em vários pontos do país.

A arte da vida

O contacto com as tradições religiosas orientais tem, ao longo de séculos, revelado um misto de incompreensão e fascínio. Quando começam a ser divulgados na Europa os principais textos religiosos orientais, sejam hindus, sufis ou budistas, em meados do século XIX, os mesmos foram recebidos com muito interesse, mas também com alguma estranheza.

Os conceitos de Deus, do homem, do mundo, da vida e da morte, que são comuns à maior parte das tradições religiosas orientais, são de difícil compreensão e têm sido interpretados muitas vezes de forma parcial ou imperfeita.

A própria definição de budismo, entendido tanto como filosofia ou religião, tem sofrido transformações.

Esta obra, de título completo “A Arte da Vida: Valores Humanos no Pensamento Budista”, é uma introdução autêntica ao Budismo, uma explicação de tradições e preceitos que não violenta os valores explicados.

A autora escolheu como ponto de partida a perspectiva ética da tradição budista e a sua orientação para a acção. As noções de Karma e Samsara, os limites e possibilidades da liberdade, o sentido e a transformação do sofrimento, a natureza do espírito, entre outros, são conceitos bem definidos neste livro.

Praticante e estudiosa de budismo desde 1973, a monja Tsering é de nacionalidade portuguesa, e fez o tradicional retiro de três anos com alguns dos mais importantes Mestres de Budismo Tibetano.

As suas notas e conhecimentos, difundidos nas várias conferências que já realizou, encontram-se presentes neste livro da Editora Pergaminho.

Este é um livro de introdução ao budismo que transmite as noções base de uma tradição milenar libertadora, bem como instruções para serem postas em prática, recorrendo a uma linguagem informal, clara, acessível, e perfeitamente descodificável.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]