Galeria da Mitra com Pintura de RUI MAdeO

1842
Rui Madeo
Rui Madeo

RUI MAdeO inaugura hoje, pelas 19h30, uma exposição de pintura na Galeria Municipal da Mitra, na Rua do Açúcar, situada na zona Oriental de Lisboa.

A exposição de pintura de RUI MAdeO

Conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Peugeot Portugal. A presente mostra de pintura estará patente ao público até ao dia 29 de Julho, de Terça a Domingo, das 14h00 às 19h00. A exposição de RUI MadeO apresenta inúmeras obras do artista que se concentram principalmente entre duas datas, 1990 e 2000.

O período abrangido apresenta uma forte tendência para trabalhos executados a óleo sobre tela e acrílico sobre tela, tomando como ponto de partida as fortes influências pelas viagens que efectuou ao longo da vida a vários continentes. A linguagem artística é apoiada num estilo de pintura bruta, crua, despida de técnica e feito de expressões fragmentadas.

Uma das novidades da exposição, consta do facto de no local se encontrar exposto o seu mais recente trabalho no domínio da ‘Instalação’, que parte de um desafio lançado à Peugeot, tendo como objectivo a execução de um trabalho de pintura num dos seus automóveis, o modelo 206 Coupé Cabriolet, ao que a empresa aderiu de imediato a esta ideia criativa.

“Contemplo desde sempre com paixão, o belo, seja do sonho ou da vida. É por isso que um quadro é um elemento diário, que faz parte da nossa vida, que nos inspira, que nos serve de confessionário na solidão, que nos conta histórias, e em exclusivo.

Com eles construímos, porque somos exigentes de estética, projectamos os nossos actos e vemos reflexos do nosso ambiente. A minha procura resume-se ao ponto onde a fantasia colide com a realidade, o conhecimento. Sabe a paraíso e o resultado é brutal.”- palavras do pintor.

RUI MAdeO

Nasceu a 21 de Março de 1961, em Gondomar. Cedo o seu gosto pela expressão plástica e pela pintura se viria a revelar. Com os primeiros registos na sua passagem pela África do Sul no período de 1980-1986, é em Joanesburgo que sofre influências decisivas impressas pela luz de África, pela vivência multicultural e racial, pelas paixões, aventuras, viagens, por todo o território e países vizinhos.

Sempre com a fotografia e a escrita como companheiras mais próximas da pintura, decide-se pelo estudo da Arte Comercial em Joanesburgo e inicia os trabalhos que ficam marcados pelas inovações das técnicas e emoções intensas.

De volta a Portugal, recomeçam as viagens. É especialmente em Espanha que a arte o obriga à pintura. Depois, a pintura torna-se uma necessidade consequente das suas viagens pela Europa, Ásia e África.

Agora, 25 anos depois de autodidacta, sente-se como todos, que ainda não está preparado, mas no fundo sedento de mais fazer e aperfeiçoar. A sua última exposição foi na Peugeot Portugal, na viragem do ano de 1998 para 1999, sentindo-se agora motivado para expor algumas das 10 mil coisas que tem para contar.

Uma exposição de pintura assinada por RUI MAdeO. A não perder, na Galeria Municipal da Mitra, na zona oriental de Lisboa, até 29 de Julho.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]