Festival das 4 Cidades na Marinha Grande

1939
- pub -

Realiza-se no mês de Julho, na Marinha Grande, o Ciclo de Cinema Português. A Marinha Grande e as Praia da Vieira vão ser o palco deste evento.

O Ciclo de Cinema Português iniciou-se no passado dia 3 de Julho com o filme ‘Peixe Lua’, realizado por José Álvaro Morais, contando com a participação de Beatriz Batarda, Marcello Urgeghe, Ricardo Aibéo. Dois dias depois foi a vez de ‘Noites’, um filme de Cláudia Tomaz com João Pereira, Cláudia Tomáz, Ana Bustorff.

O Ciclo de Cinema Português prolonga-se até ao final de Julho, e está incluído no VI Festival das 4 Cidades. Assim, a exibição dos filmes está dividida entre o Teatro Stephens, na Marinha Grande, e o Auditório António Campos, na Praia da Vieira, durante todo o mês de Julho.

Marinha Grande- Teatro Stephens, 21:30

10 de Julho- ‘Tarde de Mais’ (dia 11-Praia da Vieira- Auditório António Campos-22:00)

. pub .

Realizado por José Nascimento; Actores: Vítor Norte, Adriano Luz, Nuno Melo, Carlos Santos, Rita Blanco, Susana Borges.

. pub .

‘Tarde de Mais’– Quatro Homens há longas horas encharcados até aos ossos, sem saberem se alguém os virá salvar. Ao longo de 24 horas, por bancos de areia e lodo, arrastando-se pela água e a nado, num dia de Inverno gelado e negro, eles vão lutar pela vida, mesmo sabendo que as hipóteses são poucas. Chegará a ajuda tarde demais?

12 de Julho- ‘O Fantasma’ (dia 13-Praia da Vieira- Auditório António Campos-22 :00)

Realizado por João Pedro Rodrigues; Actores: Ricardo Menezes e Beatriz Torcato.

‘O Fantasma’– Sérgio construiu um mundo à sua medida. Perseguido por um desejo insaciável, só joga a ganhar. Indiferente a tudo, passa os dias entre o quarto alugado numa pensão barata, sexo anónimo com outros homens, e o trabalho na recolha do lixo na zona norte de Lisboa. Mas uma noite os seus olhos encontram o fantasma dos seus sonhos e acorda na obsessão do amor…

17 de Julho- ‘Palavra e Utopia’ (dia 18- Praia da Vieira- Auditório António Campos-22:00)

Realizado por Manoel de Oliveira; Actores: Lima Duarte, Rogério Samora, Canto e Castro.

‘Palavra e Utopia’– em 1663, o Padre António Vieira é chamado a Coimbra para comparecer diante do Tribunal do Santo Ofício, a terrível Inquisição. As intrigas da corte e uma desgraça passageira enfraqueceram a sua posição de célebre pregador jesuíta e amigo íntimo do falecido Rei D. João IV.

19 de Julho- ‘Ganhar a Vida’ (dia 20- Praia da Vieira- Auditório António Campos- 22:00)

Realizado por João Canijo; Actores: Rita Blanco, Teresa Madruga, Adriano Luz.

‘Ganhar a Vida’– situa-se nos arredores de Paris, entre a comunidade portuguesa emigrada em França, esta é a história de Cidália, uma mulher de trinta anos que como muitas outras não vive senão para o trabalho, para a família, e para juntar dinheiro para um dia vir para Portugal. Até que um dia a polícia mata o seu filho mais velho e Cidália revoltando-se contra tudo e todos, não tendo já nada a perder, vai acabar por descobrir uma outra vida. E assim ganhar verdadeiramente a vida.

24 de Julho- ‘Camarate’ (dia 25- Praia da Vieira- Auditório António Campos- 22:00)

Realizado por Luís Filipe Rocha; Actores: Maria João Luís, Virgílio Castelo, Filipe Ferrer.

‘Camarate’– na noite de 4 de Dezembro de 1980, o primeiro ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro, o Ministro da Defesa, Snu Abecassis, Maria Manuel Amaro da Costa, António Patrício Gouveia e os pilotos, morreram num desastre de avião, durante a campanha para as eleições presidenciais desse ano. O avião tinha acabado de levantar voo quando se despenhou e ardeu numa rua de um bairro de Lisboa, chamado de Camarate. Vinte anos depois da queda do pequeno avião as dúvidas e as suspeitas sobre as causas do desastre continuam por esclarecer.

26 de Julho- ‘Capitães de Abril’ (dia 27- Praia da Vieira- Auditório António Campos- 22:00)

Realizado por Maria de Medeiros; Actores: Maria de Medeiros, Joaquim de Almeida; Stefano Accorsi, Frédéric Pierrot.

‘Capitães de Abril’– em Portugal, na noite de 24 para 25 de Abril de 1974, uma canção desencadeia um golpe de estado militar que irá mudar a face do país e o seu destino de territórios gigantescos em África. Esta é a história de vinte e quatro horas de revolução vividas através de três personagens principais: dois capitães e uma mulher jovem, professora de letras e jornalista.

31 de Julho- ‘A Suspeita’ e ‘A Noite’– curtas metragens M/16 (dia 1 de Agosto- Praia da Vieira- Auditório António Campos- 22:00)

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -