Exposição na Galeria João Lagoa

1779
Exposição na Galeria João Lagoa
Exposição na Galeria João Lagoa

Exposição na Galeria João Lagoa

A galeria João Lagoa, no Porto, apresenta a exposição de Manuel Casal Aguiar, de 10 de Dezembro a 10 de Janeiro. Uma mostra de natureza morta, onde Goa é a inspiração de cada quadro.

Pintar a natureza morta foi um dos grandes desafios de muitos pintores. Porém, foi com Braque e Morandi que essa forma de arte adquiriu o seu expoente máximo. Manuel Casal Aguiar pode ser o Morandi português, se tivermos em conta o profissionalismo do seu trabalho, dedicação a este género de arte e a vida que confere a cada pincelada.

Esta é uma exposição que dá pelo título de ‘Still, Life. Vida Todavia’, cujo protagonista que a assina é Manuel Casal Aguiar. Dedicado ao desenho ao longo da sua vida, os trabalhos de Casal Aguiar fizeram sempre lembrar o toque característico de Morandi. Dando vida a naturezas mortas, através da total entrega ao seu trabalho, Manuel Casal Aguiar realça nesta exposição os tons e imagens que imediatamente levam o comum espectador para Goa.

As cores vivas, frescas, e simbólicas da essência que povoa e se respira em Goa, são o mote principal desta exposição ‘Still, Life- Vida Todavia’. Um mar de verdes, rosas, vermelhos e azuis, acomodam-se nas telas do pintor, embelezando aquilo que podia ser a simplicidade dos objectos, mas que Casal Aguiar transforma em recordações vivas e repletas de preciosidade real.

A presente exposição revela a intimidade com Goa, mas encontra-se também em cada pincelada a saudade camuflada de um tempo que não se pode fazer regressar. Um entrelaçar do real com o imaginário, e do mítico com o bizarro caracteriza as pinturas mortas de Casal Aguiar, mas ganhadoras de vida pela mão deste pintor.

A presente exposição estará na Galeria João Lagoa, no Porto, até 10 de Janeiro de 2001. Uma viagem ao imaginário e real de Goa!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]