Portugal insólito

2009
Portugal insólito

Um livro surpreendente que nos dá a conhecer um Portugal desconhecido e… misterioso.

Sabia que a eleição de Manuel de Arriaga como primeiro Presidente da República de Portugal foi anunciada pelo espírito de D. Sebastião? Já ouviu falar do autocarro voador que em maio de 1981 ganhou asas com 40 peregrinos espanhóis lá dentro, a caminho do Santuário de Fátima?

Estas são algumas das incríveis histórias que vai encontrar neste livro. O historiador Joaquim Fernandes, especialista em antropologia religiosa, mergulhou em alfarrábios e jornais antigos, e traz-nos uma obra repleta de prodígios, videntes, bruxas, poções mágicas, enigmas, fenómenos paranormais e milagres que marcaram Portugal no passado.

Nestas páginas há gigantes que aterraram na serra da Gardunha, marcianos com armas que disparavam fogo em Braga, poções, águas e até árvores milagrosas que curam doenças!

Joaquim Fernandes

Professor da Universidade Fernando Pessoa, é historiador e cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC) daquela instituição de ensino.

Interessa-se particularmente por fenómenos da religiosidade popular e da espiritualidade, mitos e cosmologias, e pelo debate entre ciência e religião. Na sua tese de Doutoramento, debruçou-se sobre O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa – do fim da Modernidade até meados do século XIX (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Foi a primeira tese de doutoramento sobre esta temática na academia portuguesa e europeia, tendo sido editada com o título Moradas Celestes (Âncora Editora, 2014).

É coordenador internacional do MARIAN Project, que estuda as dimensões culturais e científicas dos fenómenos religiosos e aparicionais, como Fátima, tema a que dedicou várias obras, em coautoria com Fina d’Armada.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]