Chicago no Coliseu de Lisboa

1569
Chicago
Chicago

O Coliseu de Lisboa apresenta o espectáculo Chicago, de 26 de Outubro a 25 de Novembro. Esta comédia, em jeito de sátira, apresenta-se pela primeira vez em Portugal.

Chicago

A primeira vez que o espectáculo foi estreado estavamos no ano de 1975, embora a peça original tenha sido escrita em 1926 por Maurine Dallas Watkins. A história tem como pano de fundo um conjunto de crimes que foram cometidos nos anos 20, em Chicago, na época áurea de Al Capone. Mas, todos eles com uma particularidade: foram cometidos por mulheres. Daí que, as mulheres são as grandes vedetas do espectáculo.

O espectáculo foca essencialmente o julgamento desses assassinatos, onde o cenário é transformado em prisão e em tribunal. Muita luz, música, dança e intepretação é o que este espectáculo, centrado em apenas duas cores, preto e branco, oferece aos portugueses.

Todo o espectáculo gira em torno de uma bailarina, empregada de um clube nocturno que, sem qualquer pudor, assassina o seu amante. Através da ajuda de um excelente advogado e do apoio da opinião pública, que conseguiu centrar exclusivamente em si, a bailarina vai conseguir ganhar o julgamento que a acusava de assassina. Assim, fica absolvida.

O espectáculo evidencia esta história central, mas os momentos musicais e de dança são variados, repletos de um misticismo e ironia próprios dos anos 20. Tudo gira em torno do preto e branco, e aquilo que aparenta ser comédia transforma-se rapidamente em sátira e vice-versa.

Uma peça muito antiga, mas que continua a aplicar-se na perfeição aos tempos modernos. Bob Fosse, o encenador e coreógrafo da versão original, nunca supôs que Chicago, anos mais tarde, pudesse ainda surtir tamanha popularidade.

De 26 de Outubro a 25 de Novembro vá até ao Coliseu de Lisboa assistir a este formidável espectáculo, onde a dança e o negro são quem mais ordena…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]