Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora

1422
Festival Internacional de Banda Desenhada
Festival Internacional de Banda Desenhada

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora começou no dia 19 de Outubro, sob uma enorme expectativa por parte dos visitantes para ver o que os esperaria este ano. Com dezoito mostras este ano, o festival decorre sob o tema “Confluências e Influências Externas da BD Portuguesa”.

Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora

No total de seis espaços de exposições, o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora é a oportunidade que o público tem para entrar em contacto com o universo real da BD, neste caso nacional e estrangeira. O objectivo é tentar levar a todos a forma como as referências estrangeiras, nomeadamente a francesa e americana, têm influência nos artistas de BD portuguesa. Por isso, foi preparado uma retrospectiva contemporânea do percurso da BD americana e francesa.

Patente até ao dia 11 de Novembro, estes dias de festival serão marcados por inúmeras iniciativas, das quais destacamos, desde já, a entrega dos troféus que têm por objectivo distinguir os melhores nesta área, ainda um espaço para a leitura, e outro de animação teatral. A decorrer na Amadora, com seis espaços dedicados para este efeito, este é o festival pelo qual os amantes da BD aguardam ansiosamente.

A primeira vez que surgiu o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora estávamos em 1990, e o certame decorreu na Galeria Municipal da Amadora, tendo como destaque a figura do Lucky Luke.

Desde o ano seguinte até 2000 o festival passaria a decorrer na Fábrica da Cultura, sempre em franca progressão. Só a partir de 2000 é que o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora se apresentaria com um tema específico.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]