Dia nacional do Não Fumador, deveria ser todos os dias

1713
Dia nacional do não fumador
Dia nacional do não fumador

Fumar faz mal! Fumar provoca cancro e mata progressivamente! Estes são alguns dos avisos, que mais se fazem ouvir no Dia nacional do não fumador, mas mesmo assim o número de fumadores aumenta gradualmente.

Dia nacional do Não Fumador

A 17 de Novembro, comemora-se o Dia Nacional do Não Fumador. Mas, o facto de este ser um dia que pode ser o começo para a tentativa do culminar do vício, muitas pessoas passam completamente ao lado desta data. Para mal deles e daqueles que inspiram o seu fumo, os fumadores continuam a estar dependentes deste vício e o cenário não parece ser o melhor.

Por altura do Dia Nacional do Não Fumador todos os portugueses, e não só, deviam começar a pensar um pouco no mal que o tabaco faz à saúde, bem como no dinheiro que poupavam caso deixassem este vício. Um pensamento racional como este podia trazer frutos mais saudáveis para o futuro, em vez de uma doença pulmonar ou cardíaca.

Como deixar de fumar

Todavia, deixar de fumar não é simples. Não é de um dia para o outro que se consegue. Primeiro, vai ter que haver uma decisão pessoal do próprio fumador, e só posteriormente se pode partir para uma via prática. Há quem afirme que cortar radicalmente com o tabaco é a melhor alternativa, mas outros declaram mesmo que o melhor é ir reduzindo aos poucos. Seja como for, o que importa é deixar de vez o tabaco independentemente do caminho que se utiliza.

Quando um fumador começa a fumar mais do que deseja., isto não é nada mais do que o corpo a reclamar mais tabaco. De facto, e muitas vezes, a vontade de fumar nem é assim tanta, mas o vício consegue sobrepor-se ao prazer. Se vir que o seu caso é irremediável, ou se está decidido a deixar de fumar mas pura e simplesmente não consegue, então aconselhamo-lo a ir a um médico. Ele saberá o que lhe indicar!

Existem muitos métodos, uns mais eficazes que outros consoante a determinação e vontade da pessoa, que podem ajudar o indivíduo a deixar de fumar: terapias que não fazem parte da medicina convencional, como a relaxação, gomas de mascar ou patches transdérmicos. Ao deixar de fumar vai engordar um pouco! Mas essa diferença de peso é algo perfeitamente recuperável, cerca de 3 kilos, e não é nada que não possa voltar ao normal. Lógico que a alimentação e o exercício são fundamentais para manter um peso de acordo com a sua altura e idade.

Os riscos do cancro do pulmão são muito elevados! O alcatrão que está inflitrado no tabaco possui células cancerosas que, mais tarde, podem provocar o cancro. Para além disso, o monóxido de carbono que o fumo contém impede a livre circulação do oxigénio, o que promove uma maior dificuldade respiratória. A nocividade do tabaco é sabida de todos, mas os números de fumadores não tende a baixar.

O tabaco transformou-se também num culto exageradamente feminista. Se antigamente só os homens é que fumavam, hoje o número de mulhures que fuma tem vindo a aumentar a olhos vistos. Nas mulheres, os problemas que o tabaco acarreta são semelhantes aos dos homens, mas para as mulheres fumadoras os riscos de cancro da mama ou do útero são muito superiores em comparação com as não fumadoras.

O tabaco causa, como já se viu anteriormente, sérios problemas em várias zonas do corpo: nos ossos, coração, as rugas aparecem bem mais cedo, no cérebro dos filhos das mães que fumam durante a gravidez e, nos homens, os problemas inscrevem-se também no funcionamento correcto dos testículos. Uma série de malefícios cuja meta final toma a forma de cancro, mas aí pode já ser tarde demais.

O Dia Nacional do Não Fumador é uma excelente altura para deixar de fumar. O primeiro passo é ter força de vontade e determinação dentro de si. A partir do momento em que se decidir a deixar de fumar, as coisas já tomam outro rumo mas consciencialize-se desde já que não vai ser fácil. Por isso, não desista! E não se esqueça que nada é impossivel, e que amanhã pode ser tarde demais…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]