Dia Internacional para a preservação da camada de Ozono, 16 Setembro

1504
Dia Internacional para a preservação da camada de ozono
Dia Internacional para a preservação da camada de ozono

Hoje é o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozono. Para os que não percebem da matéria ou para os entendidos, este deve ser um dia de reflexão e de entendimento entre todos para que possamos preservar a camada de ozono que, aos poucos, vai sendo afectada.

Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozono

Nós, os seres vivos que habitamos na Terra, seremos os principais culpados e as principais vítimas desta possivel catástrofe terrestre.

O ozono, para os que não sabem, é um gáz proveniente da família do oxigénio. O ozono acumula-se em torno da terra, formando um género de circulo, e situa-se na sua maior camada entre os 10 e os 50 km, onde este tipo de gás está mais concentrado.

Na baixa atmosfera é onde está a maior concentração de ozono, não permitindo que as radiações ultravioletas com destino à terra cheguem até nós nas proporções iniciais.

A camada de ozono absorve parte das radiações ultravioletas, como atrás se referiu, o que origina a que apenas uma parte dessas radiações chegue até nós. De facto, e caso as radiações chegassem na sua totalidade, o desastre poderia ser fatal.

Isto porque, as radiações ultravioletas são demasiadamente elevadas e rapidamente provocariam cataratas, cancros de pele, deformações no corpo, afectando também o sistema imunizado do ser humano.

Logo, é através do ozono que nos conseguimos proteger desse excesso de radiações ultravioletas.

Os seres humanos, se são os principais protegidos pela camada de ozono, são também aqueles que mais contribuem para a sua destruição. Os produtos químicos com cloro e os gazes que contêm também cloro, flúor e carbono são os principais responsáveis pelos problemas da camada de ozono.

Os gazes que contêm cloro, fluor e carbono, os denominados de CFB, e encontram-se especialmente nos aparelhos de ar condicionado, nos frigoríficos, indústria electrónica, artigos de limpeza, entre outros. Estes elevam-se até à estratosfera, sendo as suas moléculas decompostas pelas raios ultravioletas.

Acontece que destes gazes é solto o cloro, que vai enfraquecer a camada de ozono. Logo, as radiações ultravioletas chegam em muito maior quantidade à Terra, e com muito mais intensidade.

Todos, sem excepção, devemos lutar para que consigamos manter a camada de ozono tal e qual como ela se encontra. Caso diminua a camada de ozono, o risco de problemas nos seres humanos, como cataratas ou cancro de pele, pode aumentar drasticamente e afectar a população mundial.

Daí ter sido realizada a Convenção de Viena para a Protecção da Camada de Ozono e o Protocolo de Montreal relativo às substâncias que deterioram a camada de ozono, aos quais Portugal aderiu bem como às emendas realizadas no Protocolo, posteriormente à sua primeira data de realização.

No Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono tente refletir e contribuir para a saúde do planeta Terra e de todos nós. Preserve o meio ambiente, aqueles que a rodeiam e a sua saúde.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]