Dia Internacional dos Museus, celebra-se a 18 de Maio

908
Dia internacional dos museus
Dia internacional dos museus

Desde a década de 70 que foi criado o Conselho Internacional de Museus, de maneira a dar a conhecer o papel dos Museus nas sociedades, preservando o património histórico e artístico das culturas. O Dia Internacional dos Museus é assim comemorado desde 1977, e os laivos dos passado são enaltecidos sob o pano de fundo do presente…

O que é um museu?

Um Museu é uma instituição que serve uma comunidade cultural, a partir da descoberta, adquirição, restauração e conservação de obras ou objectos do passado, que contribuam para um desenrolar cultural mais amplo e intenso. As culturas que hoje se conhecem e que muitas delas já nem existem, foram fruto de muitos anos de experiências e de restauro que possibilitaram os conhecimentos que actualmente se detêm.

O papel dos museus na cultura

Os Museus têm por isso mesmo, um papel importante e indispensável na armazenação do passado intocável que prospera largamente por um futuro invisível. Desde as culturas pré-históricas, mitos, crenças, religiões, testemunhos manuais, objectos e edificações, tudo contribuiu para alimentar os Museus e para os revestir de sinais de outros tempos, alheios ao passar veloz dos anos, décadas e séculos.

O famoso Louvre, foi considerado o primeiro local no mundo com a devida atribuição do título de Museu. Nesses tempos, os Museus eram ainda um espaço onde se podiam expor peças de valor incalculável que tinham como único pretexto, enaltecer a riqueza e poder das classes dominantes. Com o brotar do século XX e a Revolução Industrial, os Museus passaram a ser espaços nos quais se inseriam vestígios culturais importantes, para a história das civilizações mais antigas.

Os museus em Portugal

Em Portugal, bem como em outros países, comemora-se hoje o Dia Internacioal dos Museus, numa tentativa de não esquecer a importância histórica e cultural que estes espaços retêm no seu interior. Actualmente, a importância dos museus é cada vez maior. O Instituto Português dos Museus promove campanhas em favor destes espaços, tendo como intuito a sua preservação mantendo a sua existência, como um recurso para se atingir e conhecer o passado da humanidade.

A importância dos Museus tem sido de tal ordem intensificada que, cada vez mais são os apelos para preservar as reservas nacionais do Património Português, desenvolvendo técnicas museológicas e redes de segurança para assegurar o final do tráfico ilícito de bens culturais. Pelo facto de ser uma instuição permanente, aberta a todo o público, sem fins lucrativos e ao serviço da comunidade, muitos são os Museus existentes em Portugal.

Quem nunca ouviu falar no Museu Nacional do Traje ou no Museu Nacional dos Coches? Pequenos ou grandes pólos culturais, encontram-se em vários pontos do país desde o Norte ao Sul, sem fazer distinções entre regiões ou modos de vida. A cultura portuguesa sobre a forma de vestuários regionais, azulejos, coches, arte variada ou cerâmica entre outras vertentes, é mostrada pelos vários museus existentes por esse país fora dando a conhecer as origens dos antepassados mais remotos.

Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus, comemora-se sob a aura de fazer mais e melhor pelo futuro da preservação destes espaços culturais, aos quais nem sempre é dada a devida importância. Prova da importância da museologia em Portugal são as inúmeras especializações no ensino superior, bem como o crescente interesse dos mais jovens por esta vertente. Porque conhecer o passado e enriquecê-lo é imprescindível, seja você também uma visitante assídua dos Museus Portugueses. Pelo menos, neste dia 18 de Maio…

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]