Ano 1999 – Os acontecimentos que foram destaque

7383
Ano 1999 - acontecimentos em destaque
Ano 1999 - acontecimentos em destaque

Chegamos ao fim de mais um ano. Como sempre, balanços do que se passou invadem jornais, revistas e televisões. Os acontecimentos mais importantes, as personalidades que mais se destacaram merecem debates e tempo de antena. Também decidimos não fugir à regra. Por isso, apresentamos aqui uma selecção do que mais marcou o ano de 1999, a nível nacional e internacional.

É tempo, então, de recordar.

Ano 1999 – Destaque em Portugal

Os momentos de alegria foram breves.

Ano 1999 - Timor Leste
Ano 1999 – Timor Leste

No mesmo dia em que o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, anunciou os resultados do referendo em Timor-Leste, as milícias pró-indonésias iniciaram uma verdadeira onda de terror. Com o apoio do Exército Indonésio, perseguições, saques e assassinatos foram cometidos. E os relatos foram chegando até nós.

Como por magia, os portugueses uniram-se em manifestações nunca vistas até então. De todo o país chegavam notícias de acções de protesto contra a impacividade da comunidade internacional.

A canção de Luís Represas, “Ai Timor”, tornou-se o hino da manifestação que rumou até à representação da ONU em Lisboa. Velas enchiam as ruas, recolha de fundos eram levadas a cabo, vigílias em igrejas, comícios ou mesmo uma greve de fome. Portugal não parava.

9 de Setembro: depois de um apelo das duas centrais sindicais, o país pára às 15 horas. Cordões humanos invadem as ruas de Lisboa e do Porto.

A chegada do Bispo Ximenes Belo, no dia 10, trouxe de novo a euforia às ruas da capital. Foi quando se soube que a Indonésia tinha, finalmente, aceite a entrada de uma força de paz no território de Timor.

Multidões foi o que também não faltou na despedida a Amália. Além das muitas personalidades públicas, milhares de desconhecidos não deixaram de prestar homenagem à grande senhora do Fado.

Ano 1999 - Acontecimentos nacionais
Ano 1999 – Acontecimentos nacionais

Mas outros acontecimentos também merecem destaque: a comemoração dos 25 anos do 25 de Abril, a vitória de Soares nas eleições europeias ou a polémica da Universidade Moderna.

Este foi, ainda, o ano em que a tão prometida travessia do Tejo de comboio se tornou possível para os muitos trabalhadores da Margem Sul.

Nas artes, a escritora Sophia de Mello Breyner é galardoada com o Prémio Camões e o futebol continua em grande: depois do penta do FC Porto, foi a vez de Portugal ser o eleito para organizar o Euro-2004.

O logotipo humano, criado no Estádio Nacional, mobilizou milhares de portugueses e tornou-se o símbolo da nossa candidatura.

Uma proeza foi também levada a cabo por João Garcia: foi o primeiro português a atingir o pico mais alto do mundo (o Everest), sem a ajuda de oxigénio artificial.

Por cá, 1999 acaba com um outro adeus mais secular – Macau passa para a administração da China.

Ano 1999 – acontecimentos em destaque no mundo

Nem tudo correu muito bem. Desde conflitos armados a desastres naturais, houve de tudo um pouco para ensombrar o último ano antes de 2000.

Ano 1999 - destaques do mundo
Ano 1999 – destaques do mundo

Da Tchetchénia, chegam-nos notícias de uma população em fuga dos bombardeamentos, numa clara violação aos mais fundamentais direitos humanos.

Outras imagens nos deixam espantados: nos EUA, dois estudantes matam doze colegas e um professor. Depois, suicidam-se. Várias teorias são lançadas quanto aos motivos que poderiam estar por detrás deste acto. Mas, a verdade, é que ninguém o consegue explicar.

O terramoto na Turquia e o recente desastre na Venezuela deixaram atrás de si uma onda de destruição e de morte.

Outro acidente, a 8 de Outubro, provoca a morte de 33 pessoas: em Londres, um comboio descarrilha depois de, aparentemente, ter desrespeitado um sinal vermelho.

Mas a História também se faz de boas notícias.

Depois de 78 dias de guerra, o Kosovo encontra-se de novo em paz.

A 24 de Abril, a Aliança Atlântica intervém, procurando pôr fim às acções de limpeza étnica. O ditador Slobodan Milosevic reage mas por pouco tempo, acabando por abandonar o Kosovo.

Continua, no entanto, a ser líder na Sérvia.

Em Israel, Ehud Barak ganha as eleições legislativas, tornando-se 1º ministro e desbloqueando o processo de paz com os palestinianos.

Grande parte do mundo com os olhos postos no céu. O último eclipse do século e do milénio assim o exige: óculos, livros e debates espalham-se um pouco por todo o mundo.

Houve, ainda, quem pensasse que tudo iria acabar. Mas não.

E pela primeira vez na História do Homem, um francês e um suíço conseguem dar a volta ao mundo em balão.

Um feito singular também estaria marcado para o fim de 1999: a identificação da sequência do cromossoma 22. Está aberta, assim, a total descodificação da informação genética, o que irá permitir um avanço extraordinário no conhecimento do organismo humano e na prevenção de muitas doenças.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]