The Talented Mr. Ripley, um filme a não perder

1492
The Talented Mr. Ripley
The Talented Mr. Ripley

The Talented Mr. Ripley, o filme aborda a forma assustadora, como um jovem extremamente digno, se modifica totalmente ou, se quisermos, revela verdadeiramente a sua personalidade.

The Talented Mr. Ripley

Um jovem aparentemente correcto, responsável, simples e educado é convidado a fazer uma viagem à Europa para trazer de volta o filho de um homem, a Nova Iorque. Esse homem, de nome Herbert Greenleaf (James Rebhorn), propõe uma quantia exorbitante de dinheiro a Tom Ripley (Matt Damon), para persuadir Dickie Greenleaf ( Jude Law) a sair de Itália. É assim, que “The Talented Mr. Ripley”, tem o seu início.

The Talented Mr. Ripley é um filme que aborda a forma assustadora, como um jovem extremamente digno, se modifica totalmente ou, se quisermos, revela verdadeiramente a sua personalidade. A chegada de Tom a Itália e o seu encontro com Dickie, promove posteriormente, um desfecho fatal.

O jovem Ripley, começa lentamente a invejar e a apaixonar-se, por tudo aquilo que envolve o mundo de Dickie: as suas roupas, estilo de vida e a sua própria personalidade. A amizade entre ambos cresce bastante, tornando-se quase obsessiva, ao ponto de Tom querer que Dickie lhe deia a mesma atenção, que atribui à sua namorada Marge Sherwood (Gwyneth Paltrow). Após uma violenta discussão entre Tom e Dickie, as coisas mudam de rumo: Tom Ripley assassina Dickie Greenleaf.

Após o assassinato cometido por Ripley, as coisas transformam-se totalmente. Tom, vai para Roma e aí se instala, sob o nome de Dickie Greenleaf. No desenrolar do filme, aparecem personagens que se tornam peças fundamentais, para o incentivo de um certo suspense na história. Freddie Milles (Phillip Seymour Hoffman), amigo de Dickie, é um dos personagens que nunca acreditou no desaparecimento misterioso do seu amigo, nem tão pouco na inocência de Ripley.

A sua persistência em querer saber na realidade o que aconteceu, irá sair-lhe demasiadamente cara. A namorada de Dickie, Marge, é outra das personagens que não consegue acreditar em Ripley. Se, de início, Marge vê em Ripley uma pessoa extremamente bondosa e afável, o mesmo já não acontece após o súbito desaparecimento de Dickie.

A dupla personalidade de Tom Ripley, sendo umas vezes Tom outras Dickie, consoante a situação, é a base de todo este filme. A mudança de máscara e de atitude pessoal perante o mundo, chega a ser incontrolavelmente rápida. Sob a forma de disfarce, Tom Ripley desfila nos locais como se de Dickie Greenleaf se tratasse, mudando o seu penteado, tirando os óculos e adoptando um novo visual.

O talentoso Ripley permanecerá imune por muito tempo, ainda que passe por uma série de situações que, quase o descobrem. Recheado de mortes, mistério, inveja, amizade obsessiva e muita mentira, “The Talented Mr.Ripley”, é um filme que é perfumado em muitas situações, pelo aroma do jazz e melodia do piano, misturado com o odor intenso a mentira e falsidade.

As interpretações de The Talented Mr. Ripley são todas elas positivas, mas há que realçar obrigatoriamente o desempenho de Matt Damon, Tom Ripley, um jovem aparentemente normal e calmo, que irá transformar-se radicalmente, após o assassinato do seu grande amigo, Dickie, a quem ele inclusive chamava de irmão.

A mutação de personalidade é algo de surpreendente e, é fundamental reconhecer o excelente trabalho protagonizado por Matt Damon, sem querer menosprezar as restantes interpretações, todas elas muito positivas no decorrer do filme.

Um questão fica em aberto…Será o talento de Tom Ripley eficaz até ao fim do filme? Descubram…

The Talented Mr. Ripley, um filme de Anthony Minghella, apresenta um verdadeiro guião pelos caminhos da procura de identidade pessoal e pelas teias da mentira.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]