Os nomeados para os Óscares 2001

1205
Filme o Gladiador, o vencedor dos óscares 2001
Filme o Gladiador, o vencedor dos óscares 2001

A edição dos Óscares 2001 apresenta este ano Steve Martin como apresentador oficial, deixando para trás o popular e tradicional Billy Cristal. A entrega dos Óscares vai ser passada na íntegra pelo canal televisivo TVI, embora também possa aceder ao site oficial da estação para saber todas as curiosidades, detalhes e pormenores que giram em torno desta noite de estrelas.

A cerimónia vai realizar-se no Los Angeles Shrine Auditorium e conta com a apresentação de Steve Martin, assistido por Michelle Yeoh, o principal rosto do filme ‘O Tigre e o Dragão’ que teve muito pouco sucesso na China, mas que encheu as salas de cinema americanas. 55 estatuetas com a assinatura de R. S. Owens serão entregues nesta noite emblemática do cinema.

Óscares 2001

Os nomeados para esta noite não constituíram grande surpresa para o público em geral: ‘Gladiador’ está no topo com doze nomeações, seguindo-se ‘Crouching Tiger, Hidden Dragon’ com dez nomeações, e ‘Erin Brokovich’, ‘Traffic’, ‘Chocolat’ e ‘Almoust Famous’ todos eles com cinco nomeações. Sem surpresas foi a nomeação de Julia Roberts e Tom Hanks para Melhor Actor e Melhor Actriz, respectivamente, assim como a nomeação de Steve Soderbergh para Melhor Realizador também não constituiu qualquer espanto.

A história dos Óscares já é longa. Ao todo são 78 anos a homenagear e a reconhecer o trabalho de inúmeros profissionais do cinema que, durante árduos meses, se dedicaram ao nascimento de filmes que ficaram para a história como o ‘Titanic’ ou ‘E Tudo o Vento Levou’.

Veremos se é o que acontece com os filmes nomeados para esta 73ª cerimónia dos Óscares: Chocolat, Crouching Tiger-Hidden Dragon, Erin Brockovich, Gladiator e Traffic.

Na categoria de Melhor Realizador estão nomeados: Stephen Daldry (Billy Elliot), Ang Lee (Crouching Tiger, Hidden Dragon), Steve Soderbergh (Erin Brockovich), Ridley Scott (Gladiator) e Steve Soderbergh (Traffic).

Na categoria de Melhor Actriz encontramos Joan Allen, Juliette Binoche, Ellen Burstyn, Laura Linney e Julia Roberts.

Para Melhor Actor estão nomeados Javier Bardem, Russel Crowe, Tom Hanks, Ed Harris e Geoffrey Rush.

Na categoria de Melhor Actor Secundário estão Jeff Bridges, Willem Daffoe, Benicio Del Toro, Albert Finney e Joaquin Phoenix.

As nomeadas para Melhor Actriz Secundária também não trouxeram surpresas de maior: Judi Dench, Marcia Gay Harden, Kate Hudson, Frances McDormand e Julie Walters.

No Melhor Argumento Original nada de surpreendente: Cameron Crowe (Almost Famous), Lee Hall ( Billy Elliot), Susannah Grant (Erin Brockovich), Kenneth Lonergan (You Cant Count on Me) e o argumento de David Franzoni, John Logan e William Nicholson, com história de David Franzoni, para o filme Gladiator.

A noite dos Óscares contempla muitas mais categorias e nomeados, mas a decisão final está mesmo no segredo dos deuses.

Numa noite de vitórias e derrotas, foram muitos os convidados que não quiseram faltar a esta festa do cinema como Michael Douglas ou Nicholas Cage, entre tantos outros. Bjork vai também juntar-se às estrelas cantando ‘I’ve Seen It All’, banda sonora do filme ’Dancer in the Dark’, protagonizando também um dos momentos altos da noite. Resta-nos aguardar para ver quem arrecada as tão desejadas estatuetas douradas!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]