Dia Internacional da Mulher, sempre a 8 de Março

11204
Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, aproveite e tire um dia de férias só para si. Há 160 anos, o movimento feminino de operárias de Nova Iorque soltou as amarras que prendiam a Mulher, à imagem convencional a que o mundo estava habituado.

Das cinzas que a Polícia e os seus patrões deixaram, após terem trancado e ateado fogo às fábricas, nascia, dez anos depois, o primeiro Código Civil, que melhorava a situação das mulheres.

Dia Internacional da Mulher

Não fosse esse impulso memorável de reivindicação e, as condições das mulheres teriam sido adiadas, para muito mais tarde. As melhorias no seu desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal, fizeram-se sentir de imediato. Conquistaram-se trunfos, desenvolveram-se valores, assinalaram-se vitórias. A esposa e mãe era agora Mulher.

Direitos das mulheres

O direito ao divórcio, as novas leis de casamento e filiação, o direito a trabalhar na função pública, a igualdade dos cidadãos e o direito ao voto, foram apenas algumas das conquistas, que as mulheres dos dias de hoje exibem com orgulho.

Ao nível profissional, as mulheres ocuparam lugares de destaque com o decorrer dos anos. Em 1935, surgem as primeiras deputadas à Assembleia Nacional e, no ano da Revolução de Abril de 1974, o acesso das mulheres à magistratura e à carreira diplomática é concedido. Nesse mesmo ano, a Engª Maria de Lourdes Pintassilgo, assume-se com a primeira mulher ministra.

No ano de 1980, a Convenção para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, é ratificada por Portugal. Mas, estas conquistas e vitórias não fazem justiça, infelizmente, pelo mundo inteiro. Em muitos pontos do globo, as mulheres são ainda discriminadas, com um salário muito inferior ao dos homens, sofrendo maus tratos, violações, reduzidas a um simples objecto de prazer.

Igualdade entre homens e mulheres

Os esforços para estabelecer de uma vez por todas, a igualdade entre homens e mulheres, nem sempre são os mais eficazes Há locais onde as mulheres são submetidas a mutilação genital e outros, onde as únicas coisas que possuem são um véu e uma campa.

O Dia Internacional da Mulher devia ser um marco histórico mundial, símbolo de igualdade entre homens e mulheres. Mas, infelizmente, em certas zonas, não o é…

A Mulher Portuguesa deixa estas palavras das Irmãs Paulinas para si, neste dia Internacional da Mulher:

  • “Mulher feita de sonho e magia, encanto e poesia…
  • Mulher acalento e dor, desabrochando como flor…
  • Mulher tenda alargada, vida aberta e abençoada…
  • Mulher fecundidade, forte geradora de vida…
  • Mulher amiga e irmã, meiga e simples com a manhã…
  • Mulher festa e celebração, feita de ternura e canção…
  • Mulher negra, mestiça, branca, amarela, cor de caneta, raça e cultura universal…
  • Mulher menina, moça, adulta, anciã…
  • Namorada, mãe e avó
  • Mulher hoje é o teu dia.
  • Sonha e vive a Utopia!”

Que o dia 8 de Março de 1857 se repita para todo o sempre, todos os dias, em prol dessa dádiva da vida que é a Mulher! Simbolize este Dia Internacional da Mulher, pois você merece.

 

Classificação
A sua opinião
[Total: 3 Média: 3.7]