A escola nas férias

2888
A escola nas férias
A escola nas férias

Assim que termina a escola, muitos pais preocupam-se em como podem ajudar as crianças a não esquecer o que aprenderam.

O tempo de férias é ideal para que as crianças, com a ajuda dos pais, levem a cabo um percurso de aprendizagem diferente do escolar. O período das férias pode ser fatal para as crianças que têm mais problemas de aprendizagem, porque o tempo convida à brincadeira e é fácil esquecer os conteúdos escolares, muitos dos quais mais decorados que aprendidos.

A verdadeira aprendizagem não se relaciona só com a memória, mas também a compreensão e a organização mental, física e sensitiva, além do significado emocional que cada pessoa atribui ao tipo de aprendizagem.

É assim que recordamos dados da infância como se acontecessem ontem e não conseguimos recordarmo-nos de algumas coisas do dia anterior. Cabe aos pais transformar as informações adquiridas na escola em conteúdos emocionalmente significativos para as crianças. É preciso estimular a curiosidade para que seja a criança a procurar a informação, motivando as descobertas, as dúvidas e os desafios.

No campo ou na praia, as questões que se podem levantar são inúmeras, desde a origem da areia, à temperatura da água, sobre o calor e o Sol. Tome atenção às questões delas e se não souber a resposta, aponte e prometa-lhe que vão falar disso depois, mas não se esqueça quando chegar a casa, depois do duche.

Todas as disciplinas podem ser aplicadas durante as férias, desde a matemática (quantas moedas de vinte escudos precisas para comprar um gelado de 1€), a geografia e história dos locais por onde passeiam, o português ou inglês conforme for ouvido pelas pessoas que estão na praia ou no campo, tornando a aprendizagem útil e divertida sem a disciplina dos horários rígidos da escola.

Aproveite ainda as novas tecnologias, muna-se de CD’s interactivos (muitas bibliotecas já os disponibilizam) e passe uma tarde ou noite diferente frente ao ecrã.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]