Saiba como receber os seus amigos para jantar em sua casa

3825
Saiba como receber os seus amigos para jantar em sua casa
Saiba como receber os seus amigos para jantar em sua casa

Receber os amigos para jantar é uma da mais agradáveis formas de mostrar o nosso apreço e partilhar alguns momentos de prazer.

Nunca se esqueça que, se bem que tem de saber ser a anfitriã, também tem de saber aproveitar o convívio com os convidados e os prazeres da refeição. E para que nada falhe, convém saber e preparar convenientemente alguns pormenores que vão fazer dos seus jantares um sucesso.

Primeiras considerações:

Em primeiro lugar, há que considerar o número de convidados e a época do ano em que se realiza o jantar. Em seguida, há que ter em conta o tempo, espaço e orçamento disponíveis.

Reserve tempo para fazer a lista de compras. Compre tudo o que vai necessitar com antecedência, desta forma, não corre o risco de lhe faltar algum ingrediente à última hora. Faça também os convites com a antecedência necessária.

Pense antecipadamente na decoração da mesa e trate de adquirir o que for necessário. Aproveite para comprar flores frescas para ter em casa e lembra-se de que para ter as bebidas frescas na altura de as servir convém que as tenha posto no frigorífico algumas horas antes.

Convites para jantar:

Para jantares mais íntimos, de poucos convidados, o convite pode ser feito telefonicamente ou mesmo pessoalmente, desde que com a antecedência necessária. Um período de uma ou duas semanas será o ideal. Para os acontecimentos mais formais e com maior número de pessoas, convém escrever um cartão personalizado com a marcação de uma data limite para a resposta.

Das ideias à pratica:

Pense num tema ou numa cor dominante para a decoração da mesa e escolha a toalha, guardanapos, talheres, pratos e flores de acordo com o que decidiu. Lembre-se que a música também conta bastante, portanto saiba escolhê-la de acordo com o ambiente que pretende criar.

  • Na Primavera ou Verão use mais os tons claros, como o branco, e os pasteis, decorando a mesa de forma simples e leve.
  • No Outono e Inverno use tons como terracota, azul e verde, violeta e rosa velho.

Quando pensar no menu, opte por cozinhar aqueles pratos que sabe fazer melhor, e que sabe serem do agrado dos convidados. Seleccione cerca de três pratos. Faça um mais elaborado e outros dois mais simples, mas não menos saborosos.

Na Primavera e Verão, opte por servir refeições mais leves, com entradas e sobremesas frias tais como cocktails de marisco e doces semi-frios. No Outono e Inverno pode servir pratos mais “pesados”, e servir uma sopa fumegante e uma sobremesa mais elaborada e calórica.

Depois de tudo preparado, lembre-se de reservar algum tempo para si, antes da hora marcada, para que possa tomar um banho e vestir-se de acordo com a ocasião.

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 4.5]