Vantagens e desvantagens do GPL

9626
Vantagens e desvantagens do GPL
Vantagens e desvantagens do GPL

Enquanto não surge o combustível perfeito, temos de saber optar entre a gasolina, o gasóleo e a mais nova alternativa – o GPL. Conheça as vantagens e desvantagens de possuir um veículo com este combustível.

O combustível GPL

Infelizmente ainda não existe um combustível ideal – que nos permita viajar de forma económica e sem poluir o ambiente. No entanto, existem algumas questões a ter em atenção na altura de optar pelo tipo de combustível do seu carro novo. Assim poderá aliar alguma economia a um mínimo de respeito pelo meio ambiente.

Aos tradicionais combustíveis para automóveis – a gasolina e o gasóleo – veio recentemente juntar-se uma alternativa: o GPL (Gás de Petróleo Liquefeito). Os três combustíveis são derivados da refinação do petróleo, e como tal são fontes de energia não renováveis e poluentes – se bem que em medidas diferentes. E enquanto não surgem no mercado outras fontes de energia para os automóveis, damos-lhe a conhecer as vantagens e desvantagens desta mais recente alternativa.

Desvantagens do GPL

À excepção de muito poucas marcas, o sistema GPL raramente vem de série, implicando portanto um investimento adicional que geralmente varia entre os 100 e os 200 contos, para quem preferir este tipo de combustível. Neste caso, convém fazer bem as contas e verificar se o tempo de vida do veículo e a quilometragem que faz habitualmente serão suficientes para amortizar este valor.

Para além disso, o GPL ainda não é utilizado em todos os países, o que representa um desagradável contratempo se pretender levar o carro para o estrangeiro. Em Espanha, por exemplo, a utilização de GPL é proibida em automóveis ligeiros de passageiros.

Um outro problema é o facto de o dispositivo de ligação entre a bomba e o reservatório não é igual em todos os países, o que por vezes impede o abastecimento. No entanto é importante lembrar que os automóveis que usam GPL possuem um comutador que permite alternar para gasolina, o que à partida resolve estes problemas.

Por enquanto, em Portugal ainda são relativamente poucos (cerca de 90) os postos de abastecimento que dispõem de GPL, o que pode também representar um problema em algumas zonas do país. No entanto já sabemos que, se não houver gás, pode sempre usar-se a gasolina.

A questão do espaço é também um problema para alguns veículos, já que a instalação do reservatório rouba algum espaço do porta-bagagens (que já é reduzido em alguns modelos)

Finalmente, e apesar de o perigo de explosão ser praticamente nulo (inferior ao risco dos depósitos de gasolina), os veículos a GPL são proibidos de circular em alguns locais, como parques subterrâneos e alguns túneis, uma vez que, em caso de haver uma fuga, o gás não se dissipa tão facilmente.

Vantagens do GPL

Naturalmente que a primeira e principal vantagem a apontar é o preço deste combustível em comparação com os tradicionais: Gasolina (161$00 o litro), Gasóleo (110$00 o litro), e GPL (78$00 o litro).

O GPL é também o menos poluente dos três no que toca à emissão dos principais agentes de poluição (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e partículas de poeira etc.) E para além de ser menos poluidor, o GPL contém menos componentes nocivos para o motor, contribuindo para a longevidade deste.

Os reservatórios de GPL são, em caso de colisão, mais seguros do que os depósitos de gasolina ou gasóleo, já que apresentam um muito menor risco de explosão. No entanto, o volume ocupado pelo gás pode variar com grandes alterações de temperatura, portanto convém instalar uma válvula de expansão que entra em acção acima de determinada pressão, impedindo a explosão.

Finalmente, os motores que funcionam com GPL são bastante mais silenciosos do que motores a gasóleo ou gasolina.

De salientar ainda que, caso esteja em caso de dúvida quanto ao combustível para o seu carro novo, não deixe de fazer bem as contas e certificar-se de que a sua opção é a mais indicada para o tipo de carro e os quilómetros que percorre com ele.

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]