Como gerir as relações com a imprensa

1362
Como gerir as relações com a imprensa
Como gerir as relações com a imprensa

Há que saber cultivar as relações da melhor forma possível, criando laços de harmonia e profissionalismo. Estabelecer boas relações com a Imprensa, é fundamental. Para tal, deixamos-lhe aqui, algumas regras de ouro para estabelecer, laços sólidos com os media…

Como gerir as relações com a imprensa

A sua relação com a Imprensa deve estar constantemente a ser renovada e, perfumada de novas diretrizes. Construa portanto, uma relação de confiança com os orgãos de comunicação, para que os seus contatos estejam sempre à sua disposição.

Organize almoços, e faça-os penetrar no mundo da sua empresa, para que tirem uma boa impressão da mesma. Da mesma forma que, os jornalistas respondem às suas solicitações, você também deverá fazer o mesmo.

O importante é que colaborem mutuamente, para que ninguém fique prejudicado em alguma situação futura. Se possível, guarde informação para um jornalista da sua confiança. Quando necessitar, ele ajudá-la-á de imediato.

Há que saber escolher, qual o momento certo para entrar em contacto com a Imprensa, para divulgar alguma coisa. Se pretende escolher um momento de boa divulgação, evite sempre as férias e, o período eleitoral.

O jornalista escolhe os factos mais importantes e dá-lhes o ênfase, que muito bem entender. A sua única posição será silenciar-se, perante aquilo que ele publicar. Até porque, é importante perceber que, o que sai nas bancas é muitas das vezes reduzido por falta de espaço, ou modificado a partir de ordens superiores. Respeite sempre o artigo final.

O Comunicado de Imprensa que elaborar, deve ter em conta os seguintes pontos: o título deve resumir a informação principal, sendo o seu conteúdo dividido, em três sectores. No primeiro sector foque os números e a essência dos acontecimentos e, de seguida, explique os acontecimentos em si mesmos.

A última fase deve estar reservada, para as consequências que os acontecimentos proporcionaram, ou que podem originar no futuro.

Este comunicado deve ter cores e o logotipo da empresa, onde devem assentar palavras simples, concisas e objectivas. As linhas devem ter um duplo espaço e todo o texto, deve ser escrito, de modo positivo e dinâmico.

O contacto com a imprensa, deve ser seguido do nome e do número de telefone dos responsáveis, pela relações com a Imprensa. Este método simples, é a forma ideal para estabelecer uma relação correcta, com os orgãos de comunicação social.

Estas são as regras de ouro, para que possa estabelecer uma agradável relação com os media. Além dos factores aqui referidos de ordem estrutural e escrita , não se esqueça de uma atenção ou de uma notícia em primeira mão. Quando for necessário, os jornalistas retribuir-lhe-ão o favor da melhor forma, tanto para si como para a sua empresa… Acredite…

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]