A procura de emprego não é mais que a oferta de um serviço

1414
Procura de emprego
Procura de emprego

Tenha a noção de que não anda a pedir nada, nem favores, está a antes a oferecer um serviço. Para procurar emprego é preciso ter em conta alguns itens importantes. Tenha a noção de que não anda a pedir nada, nem favores, está a antes a oferecer um serviço.

Procura de emprego

Faça uma lista dos empregos que correspondem ao seu perfil e dê-se a conhecer a potenciais empregadores.

Responda a anúncios, faça candidaturas espontâneas, coloque e responda a anúncios, procure as bolsas de emprego via Internet, candidate-se pelo telefone ou tente contactos com amigos e ex-colegas.

Não esteja à espera que o emprego venha ter consigo, nem que seja o Centro de Emprego a conseguir-lhe um lugar. Procure sempre ter mais do que uma proposta em vista.

Mesmo que o currículo não seja pedido no anúncio, envie sempre um exemplar, mas este não precisa de conter dados precisos acerca da sua personalidade.

Não se preocupe se não receber resposta de certos anúncios a que respondeu. Muitas vezes este é um estratagema utilizado pelas empresas para se auto-publicitarem. Não deve omitir nem responder se a sua experiência não se enquadrar nos requisitos pedidos.

Se colocar um anúncio tenha, primeiro que tudo, cuidado com as respostas que obtém. Confirme sempre as entrevistas depois do possível entrevistador a contactar.

Não tenha vergonha, pois isto pode evitar-lhe surpresas desagradáveis. Ainda há muita gente que se diverte respondendo como uma empresa e marcando entrevistas fantasmas.

Na redacção do anúncio tenha em conta que este deve ser compreensível, conciso e objectivo. Apele aos potenciais empregadores e use uma linguagem directa do tipo “Procuro…”.

Dê destaque ao formato e ao aspecto gráfico com um maior relevo para as palavras que definem a sua qualificação profissional.

Quer através da Internet ou das empresas de recrutamento, terá de preencher um formulário próprio. Se tiver de se dirigir ao local, vá preparada com os documentos que lhe podem ser úteis, pois nunca se sabe quais são as perguntas que vão ser colocadas.

Se fizer a sua candidatura por telefone, tenha por perto os dados mais importantes, para não ter de telefonar depois. Já foi referida a importância do tempo na procura de um emprego.

Se preencher o formulário directamente numa empresa, faça-o com letra bem legível e não o rasure. É preferível pedir outro exemplar.

E depois é altura de aguardar que a contactem, mas não deixe passar muitos dias. Insista junto das entidades, porque assim terá a certeza de que não se vão esquecer de si e poderá obter uma resposta mais rápida.

Entretanto prepare-se para a entrevista que pode ser solicitada ou para os testes de selecção que poderá ter de efectuar.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]