Como sobreviver à entrevista de emprego

1614
Como sobreviver à entrevista de emprego
Como sobreviver à entrevista de emprego

O primeiro passo para conquistar um emprego é a entrevista na qual serão avaliadas as suas aptidões. Mas nada de entrar em pânico com a entrevista de emprego. Com algumas dicas, tudo pode correr a seu favor.

Um bom currículo é meio caminho andado para obter aquele emprego com que está a sonhar há bastantes anos.

Mas antes é preciso passar ainda uma dura prova: a entrevista. É nesta que, mesmo os maiores profissionais podem ter problemas, provocados pela tensão nervosa. Mas vamos com calma.

Como sobreviver à entrevista de emprego

Primeiro que tudo, após ter sido chamada para a dita entrevista, procure saber mais acerca da empresa que a contactou.

Saber os principais negócios efectuados e as flutuações de mercado, no caso de existirem, não só revela interesse da sua parte no caso de ser questionada sobre o assunto, como também lhe pode dar uma dica para aceitar ou não a proposta que lhe for feita.

Pode ainda procurar saber mais acerca dos produtos que a empresa vende e da posição, que em caso de aceitar, irá ocupar.

Cuide da sua imagem

O que as empresas procuram num empregado é acima de tudo dinamismo e espírito de iniciativa, e é essa a imagem que terá de dar de si. Por isso uma imagem cuidada mas sem exageros é essencial.

Escolha com cuidado a roupa que irá vestir nesse dia, apostando em cores básicas e discretas e sem demasiados enfeites ou maquilhagem carregada.

Tenha em atenção os pequenos detalhes, porque um fato de executiva com ténis só fica bem nas passarelles de moda. Unhas cuidadas e cabelo arranjado não só a valorizam como demonstram que tem cuidado com a aparência.

A pontualidade é essencial

Ninguém quer na sua empresa empregados que se atrasam, especialmente se o começam a fazer no próprio dia da entrevista. Se acha que vai demorar algum tempo a chegar ao local, saia mais cedo de casa. É preferível esperar dentro do carro ou num café, a fazer-se esperar.

Chegue ao local uns minutos antes da hora combinada para verificar na casa-de-banho se está tudo em ordem e se necessário, retocar a maquilhagem. Antes de entrar, desligue telemóveis ou bips.

Durante a entrevista, comece por cumprimentar o entrevistador com um aperto de mão firme e olhando-o nos olhos. Deixe que seja ele o primeiro a falar. Não monopolize a conversa nem tente evitar responder a perguntas. Existem diversas maneiras subtis de assumir o controlo da entrevista sem hostilizar o entrevistador, ou dar início a um guerra pelo poder.

A postura é reveladora

Ao sentar-se, descontraia-se um pouco, encoste-se direita às costas da cadeira e deixe transparecer toda a sua simpatia. Não copie a linguagem corporal do seu entrevistador mas pode tentar adoptar a postura global e, consequentemente, ficar mais confortável psicologicamente.

As suas respostas também são importantes. Ouça atentamente o seu interlocutor e se alguma das perguntas que lhe for feita exigir mais do que uma simples resposta, esteja à vontade e reflicta durante alguns segundos, em vez de responder impensadamente e pergunte tudo aquilo que não perceber.

Confie nas suas qualidades porque se sabe que consegue fazer um bom trabalho, não hesite em demonstrar que é a pessoa perfeita para preencher aquele lugar.

Cuidado com os comentários negativos em relação à empresa onde actualmente trabalha ou por onde passou. Isto pode colocar o entrevistador de sobreaviso e dar-lhe a ideia de que é uma pessoa conflituosa e mexeriqueira.

Quando o assunto é dinheiro

Evite questões como salários e benefícios, já que isso fará parecer que só está interessado no cheque ao fim do mês e não no emprego em si. Além disso, é do seu melhor interesse esperar até ao último momento para discutir esses assuntos.

Nessa altura, já terá informação suficiente para calcular aproximadamente quanto vale esse cargo e qual o valor que poderá acrescentar à empresa.

E acima de tudo, mostre confiança em si mesma e nas suas qualidades. E já agora, boa sorte.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]