Anorexia Infantil, pais estejam alerta

0
1880

Quando os pais ainda pensam que elas brincam com bonecas e se divertem na escola, já elas estão a falar de quilos a mais e dos seus ídolos nas passerelles. Além disso, as bonecas também não ajudam…

Ao brincar com uma Barbie, é inevitável fazer comparações entre os seus corpos e os das bonecas. E as meninas saem sempre a perder.

O primeiro passo da anorexia infantil

As conversas na escola já tocam questões como a melhor forma de evitar a comida, de como vomitar depois de serem obrigadas a comer demais, etc. E o pior é que o modelo para este comportamento está, na maior parte das vezes, dentro da sua própria casa, onde as mães parecem não se preocupar com nada mais que não a comida e o peso.

Crianças demasiado obedientes, responsáveis, com o culto pela sua imagem e pela arrumação dos quartos, as melhores da turma, obcecadas pela ordem e pelo estudo são as que mais facilmente desenvolvem este problema psíquico.

E estes comportamentos deveriam alertar os pais, mas ao contrário, quem não deseja ter uma filha com este tipo de responsabilidades? No entanto, é um ponto a ter em conta na hora dos pais se preocuparem com um possível caso de anorexia na família.

O principal problema que se vive actualmente é que a idade para esta enfermidade está a diminuir. Hoje em dia a anorexia não afecta apenas adolescentes entre os 15 e os 16anos, mas às consultas de psiquiatria estão a chegar raparigas cada vez mais jovens, entre os 9 e aos 12 anos de idade.

As razões ainda não são claras, embora seja possível que a puberdade esteja a começar cada vez mais cedo. Diversas estatísticas demonstram que a puberdade, o despertar sexual e a primeira menstruação estão a ocorrer cada vez mais cedo. Há 50 anos atrás, a primeira menstruação ocorria aos 15 anos. Hoje em dia acontece aos 12 e aos 13 anos.

Anorexia Infantil – fase critica

Em todo o caso, se a idade da puberdade está a diminuir, existe um componente social importante que também afecta este fenómeno: o tipo de beleza imposta pelo mundo da moda. As jovens são bombardeadas com imagens sobre tipos de beleza standard, através da televisão, das revistas, do cinema, da Internet, etc. com o único senão que estes modelos usados são todas anoréxicas e pessoas fracas.

As jovens entre os 8 e os 15 anos são extremamente impressionáveis e sensíveis ao tema da anorexia infantil, assim como a qualquer comentário que se faça acerca da sua aparência física e da forma como se vêem a elas mesmas. Basta que alguém lhes diga que estão um pouco gordinhas, para imediatamente se sentirem gordas, entrarem num período de depressão e ficarem mesmo marcadas para toda a vida pela anorexia.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 4]