Violeta, ofereça simpatia em forma de uma flor

    1790
    Violeta
    Violeta

    Conheça o significado das flores e plantas que pretende oferecer a alguém. A mensagem que a Violeta esconde é a modéstia e a simpatia.

    Violeta

    Trata-se de uma das mais belas e delicadas flores entre as espécies ornamentais para cultivo em vasos no interior dos ambientes.

    Os antigos gregos consideravam a violeta um símbolo de fertilidade e amor, utilizando-a em poções de amor. Começou a ser utilizada desde 1829 na Homeopatia para o tratamento de sinusites e reumatismo.

    Descoberta em 1892 pelo pesquisador e barão alemão Walter Von Saint Paul, nas montanhas do nordeste da Tanzânia (África), a violeta-africana é hoje uma planta muito popular.

    Caracteristicas da Violeta:

    Planta herbácea, perene, com caules curtos, ramificados, de cor verde escuro, quer um pequeno caule rematado por uma roseta de folhas, quer um caule rastejante e ramificado com folhas alternas.

    As folhas são em forma de coração, ovais a arredondadas, sendo os pecíolo pecíolos são carnudos e verde-claros.

    Nas plantas adultas, os pedúnculos nascem de todas as axilas das folhas. Cada pedúnculo ramifica-se junto à extremidade, surgindo de cada ramo um pequeno cálice verde-claro que suporta a corola, com cinco lobos.

    A corola, tubular, não excede em comprimento 0,5 centimetros e os lobos abrem-se tanto que mais parecem cinco pétalas separadas. Embora as flores da espécie original apresentarem apenas uma camada de pétalas, algumas das variedades poderão apresentar diversas camadas de pétalas.

    As flores apresentam cores variadas, desde o branco a vários tons de azul, roxo, cor-de-rosa e vermelho. No centro da flor notam-se bem umas minúsculas e douradas bolsas de pólen – os estames. Cultivadas em condições apropriadas, estas plantas continuarão a crescer e a florir durante o ano.

    No entanto, o tamanho das flores e das folhas nem sempre é previsível, já que o aspecto das variedades e dos híbridos depende frequentemente das condições em que os mesmos são cultivados.

    Hoje, devido aos inúmeros processos de hibridação, existem 18 espécies e cerca de 6 mil variedades e novas continuam surgindo, daí a grande variedade nas cores das flores.

    Related Entries

    Classificação
    A sua opinião
    [Total: 0 Média: 0]